MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
861;E106
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo de Santa Clara
Datação:
1540 d.C. - 1550 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Policromia e douradura, alto, médio e baixo relevo
Dimensões (cm):
altura: 305; largura: 178;
Descrição:
Retábulo em calcário policromado, organizado em tríptico de dois andares, sob a invocação de Santa Clara, representada no painel central. Apresenta banco liso, sobre o qual se elevam os três painéis rectangulares do primeiro andar, sendo o central mais largo e os laterais mais estreitos, separados por pilastras decoradas com meias-lua e bola, sob entablamento. Os painéis laterais albergam São Francisco de Assis (de mãos levantadas exibindo os estigmas) e Santo António segurando na mão direita um livro aberto. Ambos envergando hábito franciscano com o cinto de três nós, tal como Santa Clara, enquadrada no painel central. Neste painel, está representada em fundo a fachada de um edifício civil renascentista. A fachada, com janelas, entablamento e frontão curvo, está construída em ângulos, recuando ao centro para albergar a figura da santa. O primeiro e o segundo andar são separados por entablamento decorado com volutas de acanto, destacando-se dois modilhões em voluta, nos quais assentam as bases de colunas-balaustre que apresenta o segundo andar. Este andar é separado por estas colunas, em tríptico, sendo também o painel central mais largo. Apresenta a representação do Pentecostes: ao centro, está a Virgem Maria, sentada num trono, orante, com grande auréola dourada, que se destaca num portal com arco abatido, no qual a Virgem se insere. As figuras dos Apóstolos enquadram-se em fundo com vãos abertos, em arco de volta perfeita, representados em dois grupos, de joelhos, com rostos erguidos, dispostos em perspectiva ascendente; nos painéis laterais dispõem-se ainda dois Apóstolos, de cada um dos lados,igualmente perspectivados sob janels em arco redondo pintado. O retábulo é coroado com frontão curvo, abobadado em caixotões, assente sobre cornija lisa, saliente, e friso decorado com motivos acantiformes e mascarões. Tem no tímpano esculpida a pomba do Espírito Santo, aureolada a ouro e com flâmulas vermelhas.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Convento de Santa Clara. Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* A Capela de Santa Clara situava-se no convento de Santa Clara, no quarto lanço do Dormitório de Cima. Este retábulo foi adossado à parede da Galeria da Renascença a 4 de Julho de 1961.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica