MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, March 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
2520;P50
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Assunção da Virgem
Author:
Vicente Gil (doc.Coimbra 1498-1525)
Workshop:
Coimbra
Date / Period:
1491 A.D - 1518 A.D
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 168; length: 135;
Description:
Pintura retabular; painel constituído por sete pranchas dispostas na vertical. Pintura a óleo sobre madeira, representando a Assunção da Virgem. Em primeiro plano ao centro da composição, a Virgem sobe amparada por quatro anjos, dois de cada lado. Espera-a Deus Pai que lhe envia raios de benção. Está rodeado por uma mandorla de querubins. Num registo inferior, correspondendo à terra, os apóstolos, junto do túmulo vazio, observam a assunção da Virgem. No canto inferior direito um mocho, dirige o olhar para o observador. Será a "marca" do autor? Ou do encomendante? As armas reais foram reproduzidas no firmal do manto do anjo que se encontra do lado esquerdo em baixo. No registo superior, outro anjo ostenta o ex-libris da mecenas, a rainha D. Leonor: o camaroeiro. Aparece no corpete, inciso no triângulo invertido (invertido também), e mais nove vezes, pintado a branco, na saia da túnica, disposto arbitrariamente em relação às pregas do panejamento. Rostos, olhos e excessiva utilização da folha de ouro, são marcas desta oficina que perdurarão até ao início do século XVII.
Incorporation:
Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Clara, Coimbra
Origin / History:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Fez parte de um retábulo doado pela Rainha D. Leonor ao Mosteiro de Santa Clara, de Coimbra. V. Elemento de um conjunto: a proposta de reconstituição de um retábulo da autoria de Vicente Gil com estas sete pinturas (3 painéis mais 4 tábuas de predela) foi avançada por Joaquim Caetano no catálogo da Exposição "Francisco Henriques - um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I", Lisboa, 1997, pp.194-203. Nesse mesmo artigo é proposta outra proveniência para o retábulo: o Mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra. J. Caetano propõe ainda diferente datação: c. 1510-1520.

Bibliography

CORREIA, Vergílio - Estudos de História de Arte, Obras. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1953, pág. -

COUTO, João - «Pinturas quinhentistas do Sardoal», in Boletim da Academia Nacional de Bellas-Artes. Lisboa: 1939, pág. -

DIAS, Pedro - História da Arte em Portugal - O Manuelino. Lisboa: Alfa, 1986, pág. pp.116, 139

DIAS, Pedro - Vicente Gil e Manuel Vicente - Pintores da Coimbra Manuelina. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, Julho 2003, pág. 43-48;102-103

Francisco Henriques - um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I (cat. exp.). Lisboa: CNCDP, CME, 1997, pág. pp.196-203

JIRMOUNSKY, Myron Malkiel - Escola do Mestre do Sardoal. Lisboa: Artis, 1959, pág. -

JIRMOUNSKY, Myron Malkiel - Pintura à sombra dos mosteiros. Lisboa: Arcádia, 1957, pág. -

MARKL, Dagoberto - «A escola do Mestre do Sardoal e os seus artistas na transição do século XV para o XVI», in O Panorama, 4ª série, XL. Lisboa: 1971, pág. -

RODRIGUES, Dalila; PEREIRA, Paulo (dir. de) - «A Pintura no período manuelino», in História da Arte Portuguesa, II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. pág.239

SANTOS, Reynaldo dos - Os Primitivos Portugueses(1450-1550). Lisboa: 1940, pág. Est.40

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits