MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
6039;O10
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Imagem de S. Nicolau
Título:
S. Nicolau
Autor:
Desconhecido
Datação:
XIV d.C.
Matéria:
Prata Branca e Prata Dourada.Esmaltes(azuis, dourados, vermelhos, prateados)
Técnica:
Relevada, recortada, incisa
Dimensões (cm):
altura: 59;
Descrição:
Estrutura: Representaçao escultórica (vulto redondo )da figura do bispo em pé, assente sobre soco octogonal, em dois registos.Na mão direita, segura um báculo de nó semi-esférico achatado com a crossa ornada de enrolamentos vegetalistas na mão esquerda faz o gesto de abençoar.Traja vestes eclesiásticas (pontifical) e mitra de bispo.A figura é dotada de grande hieratismo formal e anatómico sendo notório uma certa desproporção das mãos em relação ao resto do corpo.o bispo está soldado ao soco octogonal.A haste do báculo encaixa inferiormente numa base de secção cilíndrica, soldada ao soco e superiormente no nó esférico.A crossa está soldada ao nó;os enrolamentos da crossa soldados à voluta.O pescoço e a face do santo estão soldados às vestes, a mitra soldada à cabeça, presa lateralmente por prego de cabeça achatada(o do lado direito desapareçeu).Soldado à mitra está o quadrifólio esmaltado, preso por quatro pregos em cada um dos vértices.Ainda na mitra é visível um prego de cabeça achatada junto ao topo superior do quadrifólio. Decoração: Soco octogonal em trabalho liso, apresentando um registo de perfil convexo, seguido de um outro côncavo, em prata dourada.S. Nicolau veste túnica em prata branca com orla dourada e capa dourada(com vestígios de policromia,ambos em trabalho liso).Mitra de trabalho liso em prata branca envolta por banda dourada.Ao centro foi aplicado um quadrifólio de esmaltes polícromos(escudo dourado com cruz vermelha envolto por quatro leões passantes e composição vegetalista(?) de dourados sobre fundo azul.o cabelo tem caracóis incisos em prata dourada;a face e as mãos apresentam policromia(a face rosada é carmim;mãos vermelhas e olhos escuros).A haste do báculo, em trabalho liso de prata branca,tem vestígios de douradura;o nó é em trabalho liso duplamente moldurado ao centro, em prata dourada tal como a crossa, ornada de enrolamentos vegetalistas.Fundo em prata branca com a palavra«Reliquayro» incisa a pontilhado.
Incorporação:
Outro - Transferência.Sé de Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* «A imagem tem sido atríbuida ao século XIV , ou mesmo ao século anterior, o que se deve sem dúvida ao seu arcaísmo, estatismo, desproporção das mãos e mesmo uma certa rudeza.Pedro Dias datou-a do século XV por comparação estilística com uma imagem de Nossa Senhora que figura em cruz processional(M.N.M.C. O15)atríbuida ao mesmo século(...), e considera ambas as peças como obra de um artista de Coimbra» ,in Lúcia Maria Cardoso Rosas, «Nos Confins da Idade Média», 1992, pp.247-248, nº170. «(...)O Inventário de 1393 regista uma de S. Nicolau, em pontifical com mitra e báculo(...)» «(...)13 item.Outra Ymagem de S.Nicollaao, toda dourada, que está em pontiffical com sua mitra y com dez graãos d`aljoufre em ella, em no bagoo huum esmalte com huum Agnus Dei e da outra parte quatro leõoees que pesa doze marcos e seys onças de plata. E foii achado que tinha huãs pedras na fronte e huum castam em cima sem pedra.Em nas flores de cima foy achado oyto pedras e sete graãos d'áljoufra(Est. V).(...)», in Avelino de Jesus da Costa, «A Biblioteca , e o Tesouro da Sé de Coimbra nos séculos XI a XVI«, 1983, p.47;p.85, nº13. Livro 5 -Registo de Entradas do Museu Nacional de Machado de Castro, pg.6 : S. Nicolau- Estatueta. Século XIV Bispo revestido de pontifical abençoando. Quadrifólio esmaltado aplicado à mitra. Era levado por um cónego, no séc.XVI, nas procissões que na Sé de Coimbra se faziam nos dias solenes, isto é, nos dias de pontifical festas de Nosso Senhor e Nossa Senhora da Vitória Christianorum (a do Salado)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica