MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2518;P37C/D
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Flagelação (frente); Arcanjo São Gabriel, da Anunciação (costas)/ Tríptico da Paixão de Cristo
Autor:
Quentin Metsys (Lovaina, 1466 - Antuérpia, 1530)
Oficina / Fabricante:
Antuérpia
Datação:
1514 d.C. - 1517 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 191; comprimento: 92;
Descrição:
Volante esquerdo do Tríptico da Paixão de Cristo, de Quentin Metsys. Anverso: Flagelação de Cristo. Em primeiro plano e ao centro, dividindo verticalmente a composição, uma coluna à qual Cristo está preso. Em redor, os algozes - patenteando as típicas deformações fisionómicas das pinturas do mestre nesta fase - puxam os cabelos a Cristo e um deles empunha uma vergasta com que O flagela; outros observam a cena, entre eles Pilatos, junto à coluna, à esquerda. Atado à coluna por cordas ao nível da cintura e dos pés, Cristo enverga somente o perisonium, os braços distendidos para trás envolvendo a coluna, os pés afastados. Do enquadramento arquitectónico desta cena de interior destaca-se, em segundo plano à esquerda, o pequeno tondo em relevo que sobrepuja o portal, emoldurado por uma coroa de flores que contrasta com a monocromia da arquitectura e do próprio medalhão. Este é um dos indícios nesta pintura, das influências da Renascença Italiana na obra de Metsys. Reverso: Em grisalha, o Arcanjo São Gabriel, faz par com a Virgem, do reverso do outro volante. De pé, voltado a três quartos para a direita, joelhos ligeiramente flectidos, tem o braço esquerdo levantado e a mão em gesto de anunciar a a chegada do Filho de Deus, dirigindo-se à Virgem; na mão direita segura o bastão de mensageiro. Veste túnica apertada na cintura, coberta por manto. Os cabelos e a posição dos membros inferiores denunciam a recente chegada do Mensageiro Celeste. O enquadramento arquitectónico do arranque do arco em ogiva, é semelhante ao do reverso do outro volante. Moldura dourada e preta, simples, de manufactura recente.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Casa do Capítulo do Convento de Santa Clara, Coimbra
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Volante esquerdo do Tríptico da Paixão de Cristo. Encomendado na Flandres por D. Manuel I quando o feitor Silvestre Nunes se encontrava em Antuérpia (Novembro 1513 - Março 1517), foi por ele transportado em Setembro de 1517 e oferecido para a Casa do Capítulo do Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra. Quando as clarissas mudaram para o novo convento, a partir de 1677, esta tábua foi colocada, juntamente com o volante esquerdo(P37A/B), no coro-alto daquele cenóbio. Em Outubro de 1911 todos os elementos do tríptico foram transferidos por António Augusto Gonçalves para as futuras instalações do Museu Machado de Castro.

Bibliografia

Arte Flamenga - Catálogo-Guia. Coimbra: M.N.M.C., 1984, pág. p.32-33,N.21-22

CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. p.86, N.1

CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947, pág. p.163

DIAS, Pedro - Vicente Gil e Manuel Vicente - Pintores da Coimbra Manuelina. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, Julho 2003, pág. 124-125

Europália 91 - No tempo das Feitorias - Europália[cat.exp.]. Antuérpia: 1991, pág. pp.73-74, N.6

FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal, in Mélanges Hulin Loo. Bruxelles et Paris: Librairie Nat d'Art et d'Histo, 1931, pág. pp.161-181

Obras Completas do Cardeal Saraiva (D. Francisco de S. Luis), Tomo IV, pág. p.292, N.82

Quentin Metsys in Arte e Arqueologia,Ano I. Coimbra: 1930, pág. N.2, p.83

REIS SANTOS, Luis - Obras-primas da Pintura Flamenga dos séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: ed.autor, 1953, pág. pp.85-86

REIS SANTOS, Luis - Quentin Metsys, seus discípulos e continuadores em Portugal,in PANORAMA, Ano 2, n.II: 1942, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica