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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 2519;P37A/B Denominação: Ecce Homo (frente); Virgem, da Anunciação (costas)/ Tríptico da Paixão de Cristo Autor: Quentin Metsys (Lovaina, 1466 - Antuérpia, 1530) Oficina / Fabricante: Antuérpia Datação: 1514 d.C. - 1517 d.C. Suporte: Madeira de carvalho do Báltico Dimensões (cm): altura: 191; comprimento: 92; Descrição: Volante direito do Tríptico da Paixão de Cristo, de Quentin Metsys.
Anverso:
Representação do Ecce Homo. Em primeiro plano, ocupando a metade inferior da composição, um soldado e cinco judeus (fariseus), de braços semi-erguidos, injuriam Cristo. Uma varanda separa este plano do seguinte, onde se encontra um soldado romano vigiando atrás de Pilatos, que apresenta Cristo à multidão. Coroado de espinhos, enverga um manto apertado ao pescoço com atilhos, que abre deixando entrever o tronco nú e a parte superior do perisonium. Uma corda envolve-Lhe o pescoço e prende as mãos cruzadas junto ao peito. Num plano intermédio, à esquerda, adivinha-se um grupo de soldados pela representação das pontas das lanças e dos pendões. Por detrás deles, em fundo, o campanário da Catedral de Antuérpia.
Reverso (ou costas):
Em grisalha, a Virgem, da Anunciação, de pé, frontal, em atitude orante, cabelos longos e ondulados, em madeixas distribuidas sobre o manto, que cobre túnica simples e ampla com decote triangular. Encontra-se junto a um atril onde está pousado o Livro. No topo superior da composição, o arranque de um arco em ogiva enquadra a divina personagem.
Moldura dourada e preta, simples, de manufactura recente.
Incorporação: Transferência - Conventos extintos. Casa do Capítulo do Convento de Santa Clara [designada por Santa Clara-a-velha], Coimbra.
Origem / Historial: *Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Volante direito do Tríptico da Paixão de Cristo, encomendado na Flandres por D. Manuel I quando o feitor Silvestre Nunes se encontrava em Antuérpia (entre 1513 e 1517), foi por ele transportado em Setembro de 1517 e oferecido pelo rei para a Casa do Capítulo do Mosteiro de Santa
Clara, em Coimbra.
Quando as clarissas mudaram para o novo convento, a partir de 1677, esta tábua foi colocada, juntamente com o volante esquerdo (P37C/D) no coro-alto daquele cenóbio.
Em Outubro de 1911 todos os elementos do Tríptico foram transferidos por António Augusto Gonçalves para as futuras instalações do Museu Machado de Castro.
Bibliografia | Arte Flamenga - Catálogo-Guia. Coimbra: M.N.M.C., 1984, pág. pp.34-35,N23/24 | CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. p.86, N.2 | CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947, pág. p.163 | DIAS, Pedro - Vicente Gil e Manuel Vicente - Pintores da Coimbra Manuelina. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, Julho 2003, pág. 124-125 | Europália 91 - No tempo das Feitorias - Europália[cat.exp.]. Antuérpia: 1991, pág. pp.72-73, N.6 | FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal, in Mélanges Hulin Loo. Bruxelles et Paris: Librairie Nat d'Art et d'Histo, 1931, pág. pp.161-181 | Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento (cat. exp.). Lisboa: CNCDP, 1992, pág. p.303, N.65 | Obras Completas do Cardeal Saraiva (D. Francisco de S. Luis), Tomo IV, pág. p.292 | Quentin Metsys in Arte e Arqueologia,Ano I. Coimbra: 1930, pág. p.83 | REIS SANTOS, Luis - Obras-primas da Pintura Flamenga dos séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: ed.autor, 1953, pág. pp.85-86 | REIS SANTOS, Luis - Quentin Metsys, seus discípulos e continuadores em Portugal,in PANORAMA, Ano 2, n.II: 1942, pág. - | ALCOFORADO, Ana [Coord] - 100 Anos / 100 Obras . Museu Nacional de Machado de Castro, Lisboa: DGPC / MNMC, 2017. , pág. pp73, 180. | |
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