MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
PNA 50864
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Landau
Título:
Landau, D. Carlos I (Regicídio )
Autor:
Oliveira, F. J. Lisboa
Datação:
1875 d.C. - 1900 d.C. - Século XIX
Matéria:
Madeira, couro , bronze, vidro, borracha
Dimensões (cm):
altura: 210; largura: 190; comprimento: 390;
Descrição:
Viatura de passeio construído em Portugal em finais do século XIX, para a família real portuguesa. Caracteriza-se por ter duas capotas rebatíveis, que se podem usar abertas ou fechadas. A caixa é de fundo preto, tendo nas portinholas o monograma do rei D. Carlos I. As capotas são em couro negro sem elementos decorativos. Atrás tem uma caixa curva para transporte e armas. O interior é forrado a marroquim capitoné azul escuro e o acesso faz-se através de dois estribos exteriores. As duas lanternas, circulares, feitas em vidro e folha pintada de preto, encontram-se junto ao banco do cocheiro, tal como o travão de manivela. Na parte posterior da caixa, dois guarda-lamas sobrepõem-se às rodas traseiras. O rodado é pintado a vermelho e as rodas tem pneus de borracha. Nos cubos das rodas encontra-se a marca do fabricante "F. J. Oliveira - Lisboa". Tem molas elípticas. Nesta viatura, seguia a Família Real, quando em Lisboa, em 1 de Fevereiro de 1908, um atentado matou o Rei D. Carlos I e o herdeiro Príncipe D. Luís Filipe e feriu D. Manuel. São visíveis as marcas das balas.
Incorporação:
Afectação Permanente - Pertence à colecção do Palácio Nacional da Ajuda
Origem / Historial:
Neste veículo foram assassinados o rei D. Carlos I e o seu filho príncipe D. Luís Filipe, em Lisboa, na esquina do Terreiro do Paço para a rua do Arsenal, no dia 1 de Fevereiro de 1908.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica