MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, October 20, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional dos Coches
Inventory number:
HD 0032
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Pintura
Title:
Retrato da Rainha D. Amélia
Author:
Corcos, Victor (Livorno, 1856 - ?)
Date / Period:
1905 A.D
Holder:
Tela.
Technique:
Óleo.
Measurments (cm):
height: 182; width: 158;
Description:
Retrato oval da Rainha D. Amélia de Orléans e Bragança, fundadora do Museu dos Coches Reais, em Belém. Casou com D. Carlos I, foi mãe de D. Manuel II. A rainha apresenta-se sentada em sofá, em pose sobre a direita, sobre o qual se estende o manto de arminhos. Enverga vestido de seda rosa pálido, adornado com pérolas e brilhantes e ostenta diadema cravejado de brilhantes. Na mão direita tem duas rosas brancas que assentam sobre o regaço, e na esquerda um leque branco fechado. Sobre o reposteiro de seda rosa que serve de fundo à retratada, foram pintadas as armas reais portuguesas e as da família de Orléans, sobrepujadas por coroa única. Sob os escudos, a legenda transcrita. À esquerda, eleva-se uma coluna de mármore rosa e branco. A moldura de talha acompanha o formato oval da tela, sendo decorada no interior com friso interrompido por quatro folhas contrapostas, dispostas duas a duas, que marcam o eixo horizontal; este, é circundado por talha volumétrica, em que pontuam acantos, aletas e concheados, que conferem maior verticalidade ao suporte.
Incorporation:
Doação - Rainha D. Amélia de Orléans e Bragança.
Origin / History:
Remonta ao ano de 1939 a vontade expressa pela Rainha D. Amélia em dotar o Museu por si fundado com um retrato da sua real pessoa, ficando todo o processo burocrático inerente à transferência da obra para Lisboa, a cargo da Legação de Portugal em Paris. Em 1945, confirmou-se a oferta do quadro ao Estado Português por intermédio da Repartição do Património do Ministério das Finanças, transitando este do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional dos Coches. Quando deu entrada no Museu, a tela foi colocada numa das salas do andar nobre, junto de uma vitrine onde se encontrava já exposto o manto régio (nº invº HD 1), igualmente enviado de Paris.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits