MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
V 0096
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Victoria
Título:
Victoria da Rainha D. Amélia
Autor:
Desconhecido
Datação:
1890 d.C. - 1900 d.C.
Matéria:
Madeira; couro;
Técnica:
Madeira entalhada e policromada
Dimensões (cm):
altura: 180; largura: 140; comprimento: 250;
Descrição:
Pequena victoria (veículo de pequenas dimensões para uso de jovens e senhora), sem assento para cocheiro, com capota de correr, de couro preto, e com banco acolchoado. Tem duas lanternas. A caixa de fundo preto, apresenta capota rebatível em couro preto, com pequeno óculo na traseira e duas lanternas. As rodas são pintadas de vermelho e revestidas de borracha . Suspensão por sistema de molas elípticas. No catálogo da leiloeira é indicado como anterior proprietária D. Amélia de Orleães e Bragança.
Incorporação:
Compra - Silva's Leiloeiros (lote G)
Origem / Historial:
Esta viatura pertencia à colecção de D. António José de Siqueira, conde de S. Martinho. Os Condes de S. Martinho, uma das mais ilustres famílias da alta nobreza, jamais usaram o seu título durante a vigência da monarquia constitucional pois, na qualidade de miguelistas intransigentes, sempre se recusaram a aceitar as mercês da Casa reinante. Só após a implantação do regime republicano o título foi de novo ostentado pelo 4º conde, certamente o legítimo proprietário desta e de outras viaturas que actualmente integram o espólio do M.N.C. Este carro foi transferido da arrecadação da Rua da Costa, nº 95, Lisboa, para o Paço Ducal de Vila Viçosa entre 7 e 12 de Maio de 1984, onde actualmente se encontra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica