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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
V 0115
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Caleça
Título:
Caleça com Armas da República Portuguesa
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Paris, França.
Oficina / Fabricante:
Mülbacher, Paris.
Datação:
1870 d.C. - 1900 d.C.
Matéria:
Madeira; ferro; vidro; borracha;
Dimensões (cm):
altura: 235; largura: 190; comprimento: 400;
Descrição:
Encomendadas pela Família Real passaram em 1910 para o serviço da Presidência da República, ostentando por isso a esfera armilar. Carro de caixa em forma de barqueta, montada sobre quatro rodas, com duplo sistema de suspensão resultante da conjugação de molas em "C" e molas elípticas, mais por razões de elegância e altura do que por razões técnicas. Munida de capota e avental de couro para protecção dos passageiros, apresenta as armas da República Portuguesa pintadas nas portinholas. Possui banco para cocheiro bastante elevado e na rectaguarda banco para sota com espaldar rectangular acolchoado e braços metálicos,com acesso ao travão de manivela de. Exteriores à caixa, junto ao banco do cocheiro, duas lanternas prismáticas.Tem guarda lamas fixo na aba da capota. Rodas revestidas a borracha, estribo desdobrável.
Incorporação:
Afectação Permanente - Proveniência do Palácio de Belém.
Origem / Historial:
Viatura adquirida pela Casa Real Portuguesa, que passou no período pós-República para as Equipagens da Presidência. Por despacho de 3 de Setembro de 1948, o Ministro das Finanças determinava que as carruagens pertencentes à Presidência, bem como as depositadas no Palácio Nacional da Ajuda, fossem integradas na colecção do M.N.C. Dado que as obras de ampliação do M.N.C. não estavam ainda concluídas, ficou estabelecido que as primeiras viaturas ficassem temporariamente recolhidas na Ajuda, que apresentava melhores condições de conservação do que as oferecidas pelo Palácio de Belém. Esta disposição não foi cumprida por falta de espaço onde acomodar os carros e respectivos arreios, ficando, no entanto, o conservador do Paço da Ajuda responsável pela limpeza e manutenção das viaturas seleccionadas e, bem como dos seus pertences. Na direcção de Augusto Cardoso Pinto (1957), foi transferida a título provisório para o paço Ducal de Vila Viçosa por não haver em Belém lugar para a expor convenientemente. O termo "Barouche", de origem inglesa, é usado para definir uma calèche ou caleça de oito molas. A Casa Mühlbacher foi fundada em Paris no ano de 1797, por Georges-Geoffroy Mühlbacher. Contava-se entre os principais fabricantes parisienses de viaturas, a par de Binder, Rothschild, Morel e dos irmãos Milion-Guiet. Originalmente instalada na Rue de la Planche, 14, a partir de 1829 a oficina de viaturas passou a ser gerida pelos dois filhos do proprietário, Geoffroy e Jean-Louis. Nesta fase, a marcenaria e ferragem estavam separadas das restantes oficinas, que empregavam em média 200 operários. Em 1855, foi criado o famoso "stand" de exposições, situado em plena Avenida dos Campos Elísios, onde eram apresentados a público os novos modelos de malas-postas e de "Drags" (mala-posta de passeio) que ficariam para sempre associados à mentalidade e ao gosto da Belle-Epoque. Nos alvores de 1900, a empresa construtora passava para Pierre Charpentier, que deste modo sucedia a Louis-Gustave Mühlbacher, neto do fundador e último representante de tão ilustre família.
 
     
     
   
     
     
     
 
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