MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 16 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
A 3336
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Peitoral de arreio de montada
Título:
Peitoral de Arreio de montada de Cavalaria, argelino (verde)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Norte de África.
Datação:
1880 d.C. - 1900 d.C.
Matéria:
Couro; veludo de seda; prata; fio de ouro.
Técnica:
Prata fundida em molde, soldada, laminada e cinzelada.
Dimensões (cm):
largura: 7; espessura: 3,5; comprimento: 108,5;
Descrição:
Peitoral formado por uma única tira de couro revestida a veludo de seda verde, bordado a ouro. Nas extremidades, duas fivelas e três pares de passadeiras de prata, com os respectivos pendentes. As fivelas, em forma de coração sobre base rectangular, são decoradas com friso estriado e pequenos ornatos fitomórficos incisos; o fusilhão é bastante longo. As passadeiras têm secção rectangular, sendo a do meio mais estreita do que as laterais; apresentam na face superior uma decoração fitomórfica relevada, composta por aletas e conjuntos de três folhas e, ao centro, um florão de oito pétalas, bastante destacado do fundo. A composição é delimitada por cercadura de estrias oblíquas. Na face lateral esquerda, uma sucessão de escamas cinzeladas e, na face oposta, pequenas argolas de onde pendem medalhões de prata recortada com decoração incisa que sugere um botão de flor. Tendo desaparecido quatro das placas originais,foram substituídas por chaparia de prata cortada em losango. Ao peitoral foram cosidas duas tiras de feltro, uma violeta e outra azul.
Incorporação:
Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa. Propriedade particular da Família Real.
Origem / Historial:
Este peitoral faz parte de um arreio de tipo argelino, oferecido em 1904 ao Príncipe D. Luís Filipe pelo Coronel Ben Daoud. Dentro dos arreios islâmicos do Norte de África, as selas de tipo argelino constituem uma tipologia bem diferenciada, caracterizada pelo arção e golilha extremamente elevados.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica