MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 22 de novembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
A 3335
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Cabeçada
Título:
Cabeçada de Arreio de montada de Cavalaria, argelino (verde)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Norte de África.
Datação:
1880 d.C. - 1900 d.C.
Matéria:
Couro; veludo de seda; prata; fio de ouro; fio de prata.
Técnica:
Prata fundida em molde, soldada, laminada, passada à fieira e cinzelada.
Dimensões (cm):
altura: 62; largura: c. 22; comprimento: 52;
Descrição:
Cabeçada de couro, integralmente revestida a veludo de seda verde bordado a ouro e prata, com fivelas e aplicações em prata. A cisgola, decorada com friso de arabescos a fio de ouro, é rematada à esquerda por tira de couro pespontada, e à direita por fivela de prata de secção quadrangular, ornamentada com motivos vegetalistas incisos. A cachaceira apresenta, no topo, uma placa de couro recortada, tendo por principal elemento decorativo uma palmeta bordada. De ambos os lados, um medalhão circular em prata cinzelada, ornamentado com motivos vegetalistas dispostos em torno de um botão espiralado e bastante relevado. Todas estas aplicações metálicas foram cravadas ao suporte por meio de trës rebites., Nas faceiras repete-se a decoração de palmetas, arabescos e motivos geométricos bordados. Cada uma delas é rematada por chapas de prata, a exterior com o mesmo tipo de decoração vegetalista, dominada por roseta de dezasseis pétalas lisas, e a interior livre de decoração; estão interligadas por barra maciça, munida de argola de onde pende um gancho em "S", representando uma serpente. Os antolhos quadrangulares fluem da base do frontal, o qual fecha por meio de corrente constituída por elos de diferentes tamanhos, e da qual pende um crescente lunar lavrado, contendo um elemento flabeliforme.
Incorporação:
Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa. Propriedade particular da Família Real.
Origem / Historial:
Cabeçada de arreio de tipo argelino, oferecido em 1904 ao Príncipe D. Luís Filipe, pelo Coronel Ben Daoud. Dentro dos arreios islâmicos do Norte de África, as selas de tipo argelino constituem uma tipologia bem diferenciada, caracterizada pelo arção e golilha extremamente elevados.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica