MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
A 3334
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Cabeçada
Título:
Cabeçada de Arreio de montada de Cavalaria, argelino (carmesim)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Norte de África.
Datação:
1880 d.C. - 1900 d.C.
Matéria:
Couro; prata; veludo de seda; feltro; fio de ouro; fio de prata; lantejoulas.
Técnica:
Prata fundida em molde, soldada, laminada, vazada, passada à feira e cinzelada.
Dimensões (cm):
altura: 62; largura: 25-33; comprimento: 32,5;
Descrição:
Cabeçada de couro, revestida a veludo de seda carmesim, com bordados de cariz fitomórfico e enrolamentos a fio de ouro, prata e lantejoulas douradas, estas aplicadas nos florões e palmetas. Na testeira, duas aplicações de prata, de secção circular, recortadas de modo a desenhar pétalas. A decoração relevada é composta por motivos vegetalistas delimitados por moldura estriada tendo, ao centro, um elemento espiralado. Estas aplicações foram cravadas ao suporte de couro por meio de três rebites. O frontal fecha por meio de uma corrente de prata de quatro elos ovais e um circular, da qual pende um crescente lunar ornamentado com motivos florais. Esta corrente flui de dois encaixes de prata laminada e dobrada, cravados junto aos antolhos; têm recorte trilobado e repetem a decoração fitomórfica acima descrita. Também nas dobras estes encaixes apresentam decoração incisa, parcialmente velada pelo forro em feltro azul que reveste interiormente a peça. As faceiras são rematadas por aplicações de prata laminada e recortada, soldadas na extremidade a uma peça maciça, munida de argola. As lâminas exteriores, cravadas ao suporte, terminam em arco quebrado e são integralmente decoradas com pequenas incisões curvilíneas, sendo os interstícios vazados. O bordado a ouro e prata deitada, cobre uniformemente as correias estruturais da cabeçada, desenhando amplas palmetas nos antolhos quadrangulares.
Incorporação:
Afectação Permanente - Casa Real Portuguesa. Propriedade particular da Família Real.
Origem / Historial:
Esta montada foi oferecida em 1904 à rainha D. Amélia de Orléans e Bragança, pelo Coronel Ben Daoud. Dentro dos arreios islâmicos do Norte de África, as selas de tipo argelino constituem uma tipologia bem diferenciada, caracterizada pelo arção e golilha extremamente elevados.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica