MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional dos Coches
N.º de Inventário:
HD 0708
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Leque
Título:
Leque oferecido à Rainha D. Amélia
Autor:
Bach, M.
Datação:
1892 d.C.
Matéria:
Marfim; papel; metal branco e pedraria
Técnica:
Pintura a têmpera.
Dimensões (cm):
altura: 36; largura: 67;
Descrição:
No anverso, tem pintados os retratos dos toureiros espanhóis Lagartijo, Mazzantini e Guerrita (de cima para baixo e da esquerda para a direita) em moldura circulares dispostas em pirâmide, por entre inúmeros atriibutos tauromáquicos. No reverso, bicolor (vermelho e amarelo, cores de Espanha) e tripartido, as armas reais portuguesas e espanholas, postas lado a lado sobre fundo pétreo, onde se fixa o programa alusivo à corrida a que assistiram os soberanos portugueses; o conjunto assenta em ramagens delicadas e multicolores, que extravasam a faixa central. A primeira vareta, em marfim, tem encastradas pedras preciosas, desenhando uma coroa real fechada.
Incorporação:
Compra - Leiloeira "Dinastia".
Origem / Historial:
Este leque pertenceu à rainha D. Amélia de Orléans e Bragança, e foi adquirido pelos Condes de Paris em leilão organizado pela Casa de Bragança, cerca de 1932-35. Trata-se de uma peça comemorativa da presença dos monarcas portugueses numa tourada real realizada em Madrid em 16 de Novembro de 1892, em que lidaram os toureiros Lagartijo, Mazzantini e Guerrita, representados numa das faces do leque. Este episódio é contado em detalhe na obra "El Rei D.Carlos, Memória Viva" de Luís Filipe Marques da Gama, p. 158.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica