MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2008.85.1
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Numismática
Denominação:
Dirham Emiral
Local de Execução:
Al-Ândalus
Grupo Cultural:
Emiral
Datação:
819 d.C. - Idade Média / Período Islâmico
Matéria:
Prata
Técnica:
Cunhagem
Dimensões (cm):
espessura: 0,1; diâmetro: 2,7;
Descrição:
Dirham (moeda de prata) correspondente ao período Emiral (séc.VIII a X) mais especificamente ao ano 204 da Hégira ou 837 d.C. No anverso apresenta ao centro a profissão de fé islâmica: " Não há Deus senão Allah, Deus o único, não tem sócio." , distribuída em três linhas horizontais. Na orla: "Em nome de Deus foi cunhado este dirham em (...) no ano 204". No reverso, o texto compõe-se de quatro linhas ao centro: "Deus é uno, Deus é o centro de todos os seres, não gerou nem foi gerado, nem tem alguém que lhe seja igual" (Alcorão sura 113). E a missão profética de Mohammed na orla: "Mohammed é o enviado de Deus, que o enviou com as normas da vida e a religião da certeza para que ele a fizesse prevalecer sobre todas as religiões, ainda que os politeístas a aborreçam". (Alcorão sura9: v.33; sura 61; v.9) Esta moeda enquadra-se dentro do período do Emirado de Córdova (ou Emirado Independente), estabelecido na Península Ibérica desde 756 d.C. (138 a.H), época em que não foi batida moeda de ouro (apenas prata e cobre). O recorte das moedas era frequente, assim como aparar as rebarbas para com elas se fazer moeda falsa. Houve entretanto uma reforma no ano 229 da Hégira (844 d.C) que procurou responder ao início do cerceio fraudulento, aumentando o tamanho das orlas e a perfeição das legendas. Também com o objectivo de se obter o peso certo, as moedas eram fragmentadas, cerceadas, com fendas ou tinham apêndices. Existe uma colecção de 140 dirhams deste período no Museu Nacional de Arqueologia.
Incorporação:
Outro - Tabalhos arqueológicos de 1958 em Cabeça de Vaiamonte
Proveniência:
Cabeça de Vaiamonte
Origem / Historial:
Recolhida durante os trabalhos arqueológicos de 1958 no cabeço de Vaiamonte, em Monforte. Na colecção de dirhams árabes do MNA existem outras 6 moedas com a mesma proveniência.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica