MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
17082
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Jarra
Grupo Cultural:
Islâmico
Datação:
XII d.C. - XIII d.C. - Idade Média - Contexto Islâmico
Matéria:
Cerâmica
Dimensões (cm):
altura: 15; diâmetro: 12,5;
Descrição:
Jarra de cerâmica. A peça apresenta um pé baixo, que assenta em fundo plano. O bojo é ovóide e na área de maior diâmetro apresenta marcas do torno. O colo é alto e cilíndrico e a meio é visível uma canelura que circunda todo o diâmetro, o bordo é de perfil semicircular e recto em relação ao colo. Conserva também uma asa que se prolonga sensivelmente de meio do colo a meio do bojo. Apresenta um grafito no colo em forma de C angulado. Foi fabricada com uma pasta compacta e pouco homogénea de cor vermelha alaranjada, com abundantes elementos não plásticos de grão fino a finíssimo. A cozedura foi oxidante.
Incorporação:
Achado - Escavações
Proveniência:
Loulé
Origem / Historial:
Peça recolhida quando se procedia aos trabalhos de desaterro, terraplanagem e abertura de caboucos para a construção do novo mercado de Loulé, situado no recinto das antigas muralhas, defronte da porta chamada "Nossa Senhora do Carmo". À profundidade média de 2 metros encontraram-se poços empedrados, silos, vestígios de alicerces. Num desses poços estava este vaso, juntamente com alguns outros materiais. Em 1906, José Leite de Vasconcelos encarregou Bernardo de Sá, funcionário deste Museu, de se deslocar ao Algarve para trazer para o Museu esse espólio, assim como outro, que já estava destinado ao Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica