MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, March 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1518
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Ressurreição
Authors:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Date / Period:
1530 A.D - 1537 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 76; width: 87;
Description:
A "Ressurreição" é o tema desta pintura. Ao centro, Cristo, de pé, em frente da entrada do sepulcro que tem a forma de um pequeno montículo que divide o fundo da composição em duas metades. Cristo coberto com uma grande capa vermelha, entraberta ao meio, segura, na mão esquerda, o estandarte com a cruz vermelha, símbolo da sua vitória sobre a morte. No chão, em volta da entrada, três soldados que se encontram imobolizado. Um deles encosta a cabeça aos joelhos, o segundo está de costas para o espectador, dsentado no chão e apoiado numa das mãos e o terceiro senta-se encostado ao sepulcro, voltando o rosto para Cristo, na direcção de quem ergue uma das mãos. Ao fundo, do lado esquerdo, a pintura abre-se para uma paisagem que se desenvolve em grande profundidade e na qual se vê um rio, uma torre e diversas outras construções.
Incorporation:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origin / History:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", "Jesus perante Pilatos" e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Type

Description

Image

image

Imagem

Número de inventário: IFN 00765 Autor: José Pessoa Localização: DDF

image
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits