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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1518
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Ressurreição
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 76; largura: 87;
Descrição:
A "Ressurreição" é o tema desta pintura. Ao centro, Cristo, de pé, em frente da entrada do sepulcro que tem a forma de um pequeno montículo que divide o fundo da composição em duas metades. Cristo coberto com uma grande capa vermelha, entraberta ao meio, segura, na mão esquerda, o estandarte com a cruz vermelha, símbolo da sua vitória sobre a morte. No chão, em volta da entrada, três soldados que se encontram imobolizado. Um deles encosta a cabeça aos joelhos, o segundo está de costas para o espectador, dsentado no chão e apoiado numa das mãos e o terceiro senta-se encostado ao sepulcro, voltando o rosto para Cristo, na direcção de quem ergue uma das mãos. Ao fundo, do lado esquerdo, a pintura abre-se para uma paisagem que se desenvolve em grande profundidade e na qual se vê um rio, uma torre e diversas outras construções.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", "Jesus perante Pilatos" e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Iconografia Mariana no Alto Alentejo

Museu de Évora, Évora

1988

Francisco Henriques, um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I

Museu do Artesanato

1997-07

1997-12

 
     
     
   
     
     
     
 
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