MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 26 de junho de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1517
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Descimento da Cruz
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 77; largura: 105;
Descrição:
Ao centro, baixando por uma escada da qual se vê apenas a parte inferior, opção ditada pela forma do painel, um homem transporta o corpo de crsito nos braços. . Do lado direito, um outro homem ajuda o primeiro segurando as pernas de Cristo, cujo corpo sem vida aparece lânguido. Do lado esquerdo, Nossa Senhora, ajoelhada no chão, segura o braço do seu filho, em pé por detrás, aparece São José e uma outra figura de mulher. Do lado direito, em pé Maria Madalena vira o rosto para o lado limpando as lágrimas que correm e em frente dela uma jovem de cabelos compridos, com um traje que contrasta com a simplicidade das túnicas de Nossa senhora e Maria Madalena, ajoelha-se perante Crisrto. Ao funto uma paisagem, em que a linha do horizonte acentua a horizontalidade da pintura. Segundo Joaquim Oliveira Caetano (Caetano, 2000), a pintura manifesta, quer no estilo, quer nas fontes iconográficas e plásticas traços de alguma arcaicidade apresentando algumas afinidades com a "Deposição da Cruz" de Rogier van der Weyden, do Museu do Prado ou com a tábua central do triptíco da capela real de Granada, de Dierick Bouts.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Bibliografia

AGIUS, Elisabeth - Le Retable de la Vie de la Vierge de la Cathédrale d'Evora (tese de mestrado apresentada à Université de Paris - IV, U.E.R. d'Art et Archéologie, policopiada): Jun. 1987, pág. -

Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. III, nº 1. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955, pág. 48

CAETANO, Joaquim Oliveira - in Catálogo da Exposição "Al Conifini della Terra. Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500". Milão: Electa, 2000, pág. p.200

CARVALHO, José Alberto Seabra de - "Retábulo da Paixão de Cristo da Sé de Évora" in Catálogo da Exposição Francisco Henriques. Um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I.. Évora: CNCDP-Câmara Municipal de Évora, 1997, pág. 91-92

CHICÓ, Mário Tavares - Pinturas Flamengas e Holandesas do Museu Regional de Évora. Lisboa: Estúdios Cor, pág. 6

ESPANCA, Túlio - "As Pinturas da Catedral de Évora em 1537 e o Retábulo Flamengo da Capela do Esporão" in A Cidade de Évora, nº 6. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Março 1944, pág. 16-ss.

ESPANCA, Túlio - "Visitação da Catedral de Évora em 1537" in A Cidade de Évora, nº 53-54. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Jan. - Dez.. 1970-71, pág. 152

ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 127-128

MIRANDA, Alberto - Retábulo da Virgem em Évora (Separata de A Cidade de Évora). Évora: 1958, pág. 25

SANTOS, Luis Reis - Obras Primas da Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. 71-72

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica