MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 15 de dezembro de 2018    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1517
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Descimento da Cruz
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 77; largura: 105;
Descrição:
Ao centro, baixando por uma escada da qual se vê apenas a parte inferior, opção ditada pela forma do painel, um homem transporta o corpo de crsito nos braços. . Do lado direito, um outro homem ajuda o primeiro segurando as pernas de Cristo, cujo corpo sem vida aparece lânguido. Do lado esquerdo, Nossa Senhora, ajoelhada no chão, segura o braço do seu filho, em pé por detrás, aparece São José e uma outra figura de mulher. Do lado direito, em pé Maria Madalena vira o rosto para o lado limpando as lágrimas que correm e em frente dela uma jovem de cabelos compridos, com um traje que contrasta com a simplicidade das túnicas de Nossa senhora e Maria Madalena, ajoelha-se perante Crisrto. Ao funto uma paisagem, em que a linha do horizonte acentua a horizontalidade da pintura. Segundo Joaquim Oliveira Caetano (Caetano, 2000), a pintura manifesta, quer no estilo, quer nas fontes iconográficas e plásticas traços de alguma arcaicidade apresentando algumas afinidades com a "Deposição da Cruz" de Rogier van der Weyden, do Museu do Prado ou com a tábua central do triptíco da capela real de Granada, de Dierick Bouts.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", a "Prisão de Cristo", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica