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FICHA DE INVENTÁRIO
N.º de Inventário: ME 1515 Denominação: Prisão de Cristo Autores: Anónimo flamengo Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523) Datação: 1530 d.C. - 1537 d.C. Dimensões (cm): altura: 75.7; largura: 87.6; Descrição: Nesta pintura está representada a Prisão de Jesus, sendo aqui retratado um dos episódios com ela relacionados que, segundo Réau, "é um dos episódois mais populares da Prisão, imaginado para realçar a divina mansidão de Cristo por oposição à reacção institiva de um dos seus discípulos" e que apenas foi referido por São Lucas (Réau, II, pp. 436-7).
Assim, no momento da prisão de Jesus, Pedro, deixando-se dominar pela cólera e em defesa do seu mestre, precipitou-se sobre Malco, criado do sumo-sacerdote, que tinha guiado os soldados, iluminando o caminho com uma lanterna. Derrubando-o, cortou-lhe uma orelha com a sua faca. Jesus pediu a Pedro que se acalmasse e dirigindo-se a Malco, voltou a por a orelha no seu lugar..
Do lado esquerdo, está Malco caido no chão, com um dos braços no ar, como que defendendo-se de São Pedro. Este de pé, voltado para Cristo, com uma expressão de alguma relutância no rosto, obedece à ordem de que Ele lhe e embainha a faca com que feriu Malco. Cristo avança em direcção a Malco, a quem vai voltar a colar a orelha que segura na sua mão direita e ergue a outra mão, num gesto de quem pretende apaziguar os soldados que, num grupo agitado e compacto, situado do lado direito, se precipitam sobre Pedro. Na mão de um dos soldados, erguida no ar, aparece a lanterna que Malco transportaria. Do lado esquerdo, por detrás de pedro, uma árvore. Ao fundo, ao centro, algumas casas no cimo de um monte.
Incorporação: Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial: Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Última Ceia", "Jesus perante Pilatos", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos.
Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção.
A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.
Bibliografia | AGIUS, Elisabeth - Le Retable de la Vie de la Vierge de la Cathédrale d'Evora (tese de mestrado apresentada à Université de Paris - IV, U.E.R. d'Art et Archéologie, policopiada): Jun. 1987, pág. - | Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. III, nº 1. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955, pág. 48 | CAETANO, Joaquim Oliveira - in Catálogo da Exposição "Al Conifini della Terra. Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500". Milão: Electa, 2000, pág. p.200 | CARVALHO, José Alberto Seabra de - "Retábulo da Paixão de Cristo da Sé de Évora" in Catálogo da Exposição Francisco Henriques. Um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I.. Évora: CNCDP-Câmara Municipal de Évora, 1997, pág. 91-92 | CHICÓ, Mário Tavares - Pinturas Flamengas e Holandesas do Museu Regional de Évora. Lisboa: Estúdios Cor, pág. 6 | ESPANCA, Túlio - "As Pinturas da Catedral de Évora em 1537 e o Retábulo Flamengo da Capela do Esporão" in A Cidade de Évora, nº 6. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Março 1944, pág. 16-ss. | ESPANCA, Túlio - "Visitação da Catedral de Évora em 1537" in A Cidade de Évora, nº 53-54. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Jan. - Dez.. 1970-71, pág. 152 | ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 127-128 | MIRANDA, Alberto - Retábulo da Virgem em Évora (Separata de A Cidade de Évora). Évora: 1958, pág. 25 | SANTOS, Luis Reis - Obras Primas da Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. 71-72 | |
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