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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1514
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Última Ceia
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 75.7; largura: 88;
Descrição:
Sentados em redor de uma mesa rectangular coberta com um pano branco, os doze discípulos e Cristo. Este encontra-se ao centro (de referir que a pintura foi cortada do lado direito, motivo pela qual a figura de Cristo aparece descentrada e apenas se vêm as mãos e parte do manto do apóstolos que se encontrava nesta extremidade). Os apóstolos distribuem-se seis de cada lado de Cristo - dois dos apóstolos estão sentados de face para Cristo, mas de costas voltadas para quem vê a pintura, ficnado um espaço aberto entre eles para deixar ver a figura de Cristo que se senta à sua frente. Um deles, sentado do lao esquerdo, é fácilmente identificado como Judas pois segura, escondendo-o atrás das costas, o saco com os trinta dinheiros. Os restantes sentam-se nas extremidades da mesa e ao lado de Cristo, e João encontra-se sentado num nível inferior com a cabeça apoiada no tronco de Cristo. Este aparece com a mão esquerda erguida e na mão direita segura um pedaço de pão. Ao fundo, através de uma abertura dividida por colunas, a parte superior dos edifícios de uma cidade.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Prisão de Cristo, "Jesus perante Pilatos", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
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