MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 19, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1514
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
A Última Ceia
Authors:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Date / Period:
1530 A.D - 1537 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 75.7; width: 88;
Description:
Sentados em redor de uma mesa rectangular coberta com um pano branco, os doze discípulos e Cristo. Este encontra-se ao centro (de referir que a pintura foi cortada do lado direito, motivo pela qual a figura de Cristo aparece descentrada e apenas se vêm as mãos e parte do manto do apóstolos que se encontrava nesta extremidade). Os apóstolos distribuem-se seis de cada lado de Cristo - dois dos apóstolos estão sentados de face para Cristo, mas de costas voltadas para quem vê a pintura, ficnado um espaço aberto entre eles para deixar ver a figura de Cristo que se senta à sua frente. Um deles, sentado do lao esquerdo, é fácilmente identificado como Judas pois segura, escondendo-o atrás das costas, o saco com os trinta dinheiros. Os restantes sentam-se nas extremidades da mesa e ao lado de Cristo, e João encontra-se sentado num nível inferior com a cabeça apoiada no tronco de Cristo. Este aparece com a mão esquerda erguida e na mão direita segura um pedaço de pão. Ao fundo, através de uma abertura dividida por colunas, a parte superior dos edifícios de uma cidade.
Incorporation:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origin / History:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Prisão de Cristo, "Jesus perante Pilatos", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Title

Local

Begin Date

End Date

Catalog Number

A Talha e a Sertã

Museu do Artesanato, Évora

2000/05/23

2000/07/31

Francisco Henriques, um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I

Museu do Artesanato

1997/07

1997/12

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits