MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 6 de outubro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1514
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Última Ceia
Autores:
Anónimo flamengo
Mestre do Retábulo da Sé de Évora (Círculo de Gerard David, 1460-1523)
Datação:
1530 d.C. - 1537 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 75.7; largura: 88;
Descrição:
Sentados em redor de uma mesa rectangular coberta com um pano branco, os doze discípulos e Cristo. Este encontra-se ao centro (de referir que a pintura foi cortada do lado direito, motivo pela qual a figura de Cristo aparece descentrada e apenas se vêm as mãos e parte do manto do apóstolos que se encontrava nesta extremidade). Os apóstolos distribuem-se seis de cada lado de Cristo - dois dos apóstolos estão sentados de face para Cristo, mas de costas voltadas para quem vê a pintura, ficnado um espaço aberto entre eles para deixar ver a figura de Cristo que se senta à sua frente. Um deles, sentado do lao esquerdo, é fácilmente identificado como Judas pois segura, escondendo-o atrás das costas, o saco com os trinta dinheiros. Os restantes sentam-se nas extremidades da mesa e ao lado de Cristo, e João encontra-se sentado num nível inferior com a cabeça apoiada no tronco de Cristo. Este aparece com a mão esquerda erguida e na mão direita segura um pedaço de pão. Ao fundo, através de uma abertura dividida por colunas, a parte superior dos edifícios de uma cidade.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Este painel , do qual se ignora a data de execução e o autor, faz parte de um conjunto de seis tábuas representando a Paixão de Cristo do qual faz parte, ainda, a "Prisão de Cristo, "Jesus perante Pilatos", o "Descimento da Cruz", a "Ressurreição e a "Ascenção", foi durante bastante tempo considerado com sendo a predela do retábulo-mor flamengo da capela-mor da Sé de Évora. Aquela que parece ser a primeira referência escrita a este retábulo data de 1537, ano em que o Cardeal Infante D. Afonso efectua uma visita à Sé de Évora. No relato desta visita, publicado por Túlio Espanca (Espanca, 1944 e 1970-71), refere-se a existência de um retábolo com as cenas da Paixão, que estaria colocado na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, reformulada cerca de 1530 por iniciativa de João Mendes de Vasconcelos. Tendo a capela voltado a ser reformulada cerca de 1620, estes painéis foram retirados do seu lugar original e votados ao esquecimento. E é sómente no início de século XIX que o Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo os vai trazer de novo à luz . Ao encontrar estes painéis, bem como o antigo retábulo da capela-mor da Sé, abandonados e em muito mau estado de conservação no Paço Arquiespiscopal, o arcebispo encarrega Matias José de Castro, pintor que então se ocupava dos tectos da biblioteca de Évora, de restaurar todas estas pinturas, as quais passarão a figurar na sua colecção. A colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas irá dar origem à colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora.

Bibliografia

AGIUS, Elisabeth - Le Retable de la Vie de la Vierge de la Cathédrale d'Evora (tese de mestrado apresentada à Université de Paris - IV, U.E.R. d'Art et Archéologie, policopiada): Jun. 1987, pág. -

Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, Vol. III, nº 1. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955, pág. 48

CAETANO, Joaquim Oliveira - in Catálogo da Exposição "Al Conifini della Terra. Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500". Milão: Electa, 2000, pág. p.200

CARVALHO, José Alberto Seabra de - "Retábulo da Paixão de Cristo da Sé de Évora" in Catálogo da Exposição Francisco Henriques. Um pintor em Évora no tempo de D. Manuel I.. Évora: CNCDP-Câmara Municipal de Évora, 1997, pág. 91-92

CHICÓ, Mário Tavares - Pinturas Flamengas e Holandesas do Museu Regional de Évora. Lisboa: Estúdios Cor, pág. 6

ESPANCA, Túlio - "As Pinturas da Catedral de Évora em 1537 e o Retábulo Flamengo da Capela do Esporão" in A Cidade de Évora, nº 6. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Março 1944, pág. 16-ss.

ESPANCA, Túlio - "Visitação da Catedral de Évora em 1537" in A Cidade de Évora, nº 53-54. Évora: Boletim da Comissão Municipal de Turismo, Jan. - Dez.. 1970-71, pág. 152

ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 127-128

MIRANDA, Alberto - Retábulo da Virgem em Évora (Separata de A Cidade de Évora). Évora: 1958, pág. 25

SANTOS, Luis Reis - Obras Primas da Pintura Flamenga dos Séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. 71-72

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica