MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 24 de junho de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1269
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Novembro, Dezembro
Autor:
Silva, Francisco da (século XVIII)
Datação:
1731 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 22; largura: 33;
Descrição:
Numa paisagem coberta de neve vemos, em primeiro plano um homem que corta lenha e, um poucu afastado um homem que guia um burro carregdo e, do seu lado esquerdo umenorme a´rvore, com os ramos despidos de folhagem e coberta de neve. Por detrás, várias casas. Do lado direito, partindo de uma árvore de galhos finos e despidos, corre um rio nas margens do qual se encontram mulheres a lavar roupa e, ao fundo, um moinho. Mais atrás, algumas casas e no camunho que percorre o espaço central vêem-se algumas figuras a caminhar. Ao fundo a paisagem funde-se com o céu e, em toda a pintura são utilizados os mesmos tons de creme, azul, cinzento e verde, em gradações suaves, pontuados por algumas notas de vermelho, cor que foi utlizada nalgumas das peças de vestuário das personagens.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
A pintura pertenceu à coleção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, Arcebispo de Évora. A colecção de Cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora. A pintura pertence a uma série representando os meses do ano e representa os meses de Novembro e Dezembro. No Museu de Évora existem quatro outras pinturas, de dimensões idênticas, representando Janeiro e Fevereiro (ME1274), Julho e Agosto (ME 833), Abril e Março (ME 769), Setembro e Outubro (ME1270) e Novembro e Dezembro (ME 1269), faltando apenas a representação dos meses de Maio e Junho para a série ficar completa. Algumas destas pinturas seguem uma série de gravuras dos franceses Lepoutre no entanto, no caso desta pintura, Francisco da Silva parece ter-se inspirado numa série diferente (Préaud, 1993, p.246 Este conjunto de pinturas deverá ter pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, levantando-se a hipótese de ser o conjunto de pinturas que vem referido no inventário feito após a sua morte como "Cinco paineis de palmo e meio, com moldura dourada: Países" (Espanca, 1955-56, p. 264) Também no inventário desta coleção feito por Cunha Rivara e João Rafael de Lemos aparece um conjunto de 5 pinturas com os números 335 a 339 designados como Países, que poderão ser as que aqui referidas. A coleção Cenáculo veio dar origem à coleção da Biblioteca Pública de Évora, que este conjunto passou a integrar. No inventário manuscrito da coleção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890, as pinturas vêm referidas respectivamente com os seguintes números: ME 769 - 267 "Combatentes a cavallo" ME 833 - 270 "Paisagem" ME 1269 - 265 "Paisagem" ME 1270 - 271 "Paisagem" ME 1274 - 268 "Paisagem, dansa" Também na relação da coleção de pintura da B.P.E. aparecem as pinturas referenciadas com os números 78, 80, 81, 84 e 85. A 1 de Março de 1915 a coleção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora, onde a pintura passa a ser identificada com o número de inventário 1269, como "Paisagem de inverno "Enverno"".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica