MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1510
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Apresentação do Menino no Templo
Autor:
Círculo de Gerard David
Datação:
1495 d.C. - 1510 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 187,5; largura: 100;
Descrição:
Segundo o Evangelho de São Lucas, após a Purificação da Virgem, Cristo foi levado ao Templo para ser apresentado ao Senhor seguindo a lei que prescrevia que todo o primeiro filho varão lhe devia ser consagrado, e que se devia oferecer o sacríficio de um casal de jovens pombas. A criança foi então recebida nos braços de Simão que se dirigiu ao templo por inspiração do Espírito Santo uma vez que lhe tinha sido anunciado que ele não morreria sem ter visto Cristo. No interior de uma capela lateral de uma igreja, a Virgem seguida de José e uma jovem mulher dirige-se ao altar, que fica à esquerda, transportando Cristo nos braços. Sobre o altar, coberto por uma toalha branca, encontra-se o cesto com o casal de pombos e na extremidade, encontra-se Simão que se inclina para o Menino preparando-se para o segurar e a quem contempla com profundo respeito. Simão, como consta do Evangelho, é um homem de idade, de branca grisalha. Por detrás, aparece um homem, que observa a cena com atenção. A Virgem tem a cabeça coberta por um véu branco e o corpo coberto por um manto azul, em cuja orla, a dourado se vê uma inscrição. A jovem mulher que acompanha o grupo está ricamente vestida com um vestido cor de rosa cujas mangas curtas deixam ver as mangas verdes de uma camisa, a cintura está enfeitada por uma cadeia cuja extremidade prende parte da saia, que levanta deixando entrever uma saia de brocado negro e dourado. Na cabeça, um toucado de apno branco, bastante elaborado e enfeitado por jóias. Sobre o altar, um dossel circular, verde debruado a vermelho. O fundo é formado por um espaço que se multiplica em arcos, dando profundidade.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biiblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Quadro pertencente à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo (ver ficha de conjunto PINT ME 1501-13)
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica