MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1747
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Santo António de Lisboa
Título:
Santo António com o Menino
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Zona Centro. Portugal
Datação:
1550 d.C. - 1575 d.C.
Matéria:
Madeira repolicromada
Suporte:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 53; largura: 21;
Descrição:
Escultura representando Santo António com o Menino Jesus, de corpo inteiro, de pé, cabelo escuro com tonsura, hábito da ordem franciscana, capuz pendente até aos pés, a mão direita erguida segurando cruz (em falta), na mão esquerda sustenta um livro fechado, sobre o qual está sentado o Menino Jesus, desnudo, de cabelos cacheados, a mão direita no peito de Santo António enquanto a esquerda repousa sobre o seu próprio peito. Assenta em pedestal marmoreado de forma quadrangular.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
Origem / Historial:
Peça estudada em 1985 pelo Dr. Sérgio de Andrade que pôs em duvida a sua autenticidade, o que a confirmar-se faria com que a escultura fosse do Séc. XIX, cópia de uma escultura do Séc. XVII. A peça voltou a ser observada pelo Dr. Sérgio de Andrade em Outubro de 1998 que a classificou como sendo de influência Coimbrã, situando-a entre os meados e o 3º. quartel do Séc. XVI. Em 21 de Maio de 1998 a peça foi entregue à firma INODEX com autorização superior do Instituto Português de Museus para ser reproduzida e as suas cópias serem vendidas nas lojas do Instituto Português de Museus. A firma devolveu a peça ao Museu da Guarda em 29 de Julho de 1998.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica