MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1509
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Circuncisão
Autor:
Círculo de Gerard David
Datação:
1495 d.C. - 1510 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 188,5; largura: 97,5;
Descrição:
Segundo o Evangelho de São Lucas a circuncisão de Cristo terá ocurrido oito horas após o seu nascimento e nessa ocasião ele receberá o nome de Jesus, que foi indicado pelo anjo Gabriel aquando da anunciação do seu nascimento a Maria. O acontecimento tem lugar no templo e na ausência da Virgem, que não poderá aí entrar senão depois da sua Purificação. As personagens estão agrupadas que compõem a cena estão agrupadas em volta de um altar, o qual está colocado sobre um estrado de mármore vermelho, com pés formados por colunas com base e capitéis dourados. O altar está coberto por uma toalha com franjas e sobre uma almofada encontra-se o Menino Jesus que uma mulher jovem segura. O menino tem um dos braços erguidos e o seu rosto volta-se para a esquerda. à sua frente, do lado direito da pintura, o sacerdote que se prepara para praticar a circuncisão. O sacerdote, um homem idoso de barbas brancas, tem na cabeça um chapéu de aba dobrada para o alto e a casula que veste é em brocado ricamente bordado de pedras preciosas. A mulher que segura o menino cobre-se com um enorme manto vermelho e na cabeça um toucado branco com um pequeno véu que lhe cobre a fronte. Também do lado direito, por detrás desta figura feminina, São José presencia a cena. Mais atrás, duas mulheres observam com um rosto austero. Por detrás do sacerdote aparece ainda o rosto de um homem de meia idade, com a cabeça coberta por um chapéu. Ao fundo, por detrás de um biombo, passando dois arcos de volta perfeita divididos por colunas, apercebe-se uma divisão com cobertura em abóbada, no fecho da qual se está representado um carneiro. As janelas têm vitrais, num dos quais se inscreve é visível uma marca.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biiblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Quadro pertencente à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo (ver ficha de conjunto PINT ME 1501-13)
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica