MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
2006.71.2
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Lápide funerária de Albonius
Grupo Cultural:
Romano
Datação:
II d.C. - III d.C. - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 75; largura: 42; espessura: 14;
Descrição:
Lápide de granito epigrafada, fragmentada no topo e na base. A parte superior provavelmente terminaria em frontão, sendo visíveis ainda parte de dois círculos gravados, que teriam cada um sua rosácea exafólia (no arco da esquerda nota-se ainda a extremidade de um dos raios da rosácea) . O campo epigráfico é constituído por sete linhas de texto, sendo que a sétima está cortada o que dificulta a leitura. Ambas as faces laterais estão ornamentadas com palmas que terminam em tridente. " ALBONI / VSCVM/ ELI. F. AN / LX. H. S. EST / S. T. T.L. F. C. V / IRIATISLI / BERTVS" " ALBONI / VS CVM / ELI(i) . F(ilius) . AN(norum) / LX . H(ic) . S(itus) . EST / S(it) . T(ibi) . T(erra) . L(evis) . F(aciendum) . C(uravit) . V / IRIATIS LIBERTVS" "Aqui jaz, Albonius, filho de Cumelius, de 60 anos, que a terra te seja leve, o liberto Viriatis elevou este monumento". (Biblio. JALHAY, 1951 e CARON, 1996)
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Despacho ministerial
Proveniência:
Cárquere
Origem / Historial:
Em Setembro de 1950, de visita à estação romana de Cárquere o Padre Eugénio Jalhay encontrou 12 lápides que haviam sido descobertas recentemente, tendo informado da descoberta o vice-presidente da Subsecção da Junta Nacional de Educação, que promoveu uma nova visita do Padre Jalhay a Cárquere com o intuito de se proceder ao estudo das lápides e propôr providências para a sua conservação. Esta lápide viria a ser transferida para o Museu Etnológico Português Dr. Leite de Vasconcelos por despacho ministerial da Junta Nacional de Educação, de 1951, com o objectivo de juntar num só núcleo o maior número possível de lápides, oriundas daquela localidade, visto que no mesmo museu já se encontravam quarenta e duas lápides, provenientes de Cárquere.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica