MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1502
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Encontro na Porta Dourada
Autor:
Círculo de Gerard David
Datação:
1495 d.C. - 1510 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 187,5; largura: 98;
Descrição:
O "Encontro na Porta Dourada" abre o ciclo narrativo da vida da Virgem no retábulo de Évora. O autor reuniu, no mesmo quadro, as três etapas principais ligadas à concepção miraculosa da Virgem: a Anunciação a Joaquim, a Anunciação a Ana e o encontro dos dois na Porta Dourada. Segundo a história, Joaquim, marido de Ana, não tendo gerado após vinte anos de casamento, vê serem-lhe recusadas pelo sacerdote as oferendas que levava ao altar do templo de Jerusálem para as festividades da Consagração; retira-se, só, para as montanhas, com os seus rebanhos, para evitar os gracejos dos vizinhos. Um dia, um anjo vai ao seu encontro e diz-lhe que a sua esposa vai dar à luz uma menina, cujo destino prediz e ordena a Joaquim que vá ter com a sua esposa à Porta Dourada. O mesmo anjo faz um anúncio semelhante a Ana e o casal encontra-se na porta dourada, sendo que o encontro simboliza a concepção. Nesta pintura, a organização do espaço é marcada por uma preponderância do primeiro plano onde está representado o encontro, cujas personagens adquirem uma enorme dimensão. Esta cena desenrola-se à entrada da cidade. Num plano secundário, enquadradas por uma paisagem ondulante, as duas cenas anteriores ao encontro: Num grupo, o anjo esvoaçante no céu faz o seu anúncio a Joaquim que sentado no chão, rodeado pelas suas ovelhas, volta para ele o rosto e, ligeiramente mais recuado, o grupo formado por Maria, sentada à porta de sua casa, e o anjo que, de pé junto a ela, lhe faz o anúncio.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Quadro pertencente à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo (ver ficha de conjunto PINT ME 1501-13)
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: IFN 00768 Autor: José Pessoa Localização: DDF

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica