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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1522
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Ressurreição
Autor:
Lopes, Gregório (n.1490?, f.1550)
Datação:
1544 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 183; largura: 115;
Descrição:
Painel de madeira com a parte superior em semi-círculo. Tendo sofrido a perda da tábua do lado esquerdo, foi-lhe acrescentada uma prancha de madeira para se obter a forma inicial, não se procedendo a qualquer integração cromática. A cena representada é a da Ressurreição de Jesus Cristo. Do lado esquerdo, apenas parcialmente visível um dos soldados romanos que tem o corpo voltado para Cristo que, no centro da composição, se eleva no ar numa aura de luz, enquanto que no chão jaz um outro soldado romano, que olha com um ar atónito, com o corpo num desenho sinuodo. Do lado esquerdo o sepulcro fechado com quatro selos vermelhos, que tem ao lado uma árvore. Do lado esquerdo o fundo é formado por uma paisagem que dá grande profundidade ao quadro terminando num céu carregado.
Incorporação:
Outro - Mandato legal. Por despacho de 5 de Junho de 1929 o Ministro da Instrução manda que o Director Geral da Escola Superior de Agricultura de Évora entregue os quadros ao Museu de Évora.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Este painel, juntamente com a "Adoração dos Pastores" (ME 1520) e o "Calvário" (ME 1522), formava o conjunto pintado por Gregório Lopes, em 1544, para os três altares da Igreja do Bom Jesus de Valverde, por encomenda do Cardeal D. Henrique. Dentro da igreja este painel ficava no altar do lado do Evangelho, o "Calvário" no altar principal e a "Adoração dos Pastores"no lado da Epístola pois os painéis distribuiam-se segundo uma sequência narrativa adequada à circulação interna do espaço que, tratando-se de uma planta de cruz grega formada por quatro octógonos dispostos simetricamente em volta de um octógono central e com a entrada pelo octógono fronteiro ao do altar-mor, mas por uma abertura lateral, se faz no sentido da direita para a esquerda e não pelo sentido inverso, como é mais usuall. Por despacho de Maio de 1929, do Ministro da Instrução, o Director da Escola Regional de Agricultura entregou os três quadros ao Museu de Évora a 13 de Junho desse ano.

Bibliografia

BRANCO, Manuel - "A Fundação da Igreja do Bom Jesus de Valverde e o Tríptico de Gregório Lopes" in A Cidade de Évora, nº 71-76. Évora: Boletim da Câmara Municipal de Évora, 1988-1993, pág. 39-71

CAETANO; Joaquim Oliveira - "Gregório Lopes-Pintor Régio e Cavaleiro de Santiago. Algumas Reflexões sobre o estatuto social do pintor no século XV e inícios do séc. XVI in As Ordens Militares em Portugal e no Sul da Europa. Palmela: Ed. Colibri, pág. 76

CARMO, Ana Maria Mesquita e - Os estalados na pintura de Gregório Lopes in Seminário Internacional "Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes". Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 191-200

CARVALHO, José Alberto - "Adoração dos Pastores - Calvário, de Gregório Lopes", Catálogo do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Clacissismo e notícias dos Descobreimentos em Évora (1516-1624). Évora: CNCDP-Câmara Municipal de Évora, 1999, pág. 398-413

ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. 128

ESTEVES, Lílie e Peter Klein - "Estudo dendrocronológico de painéis de carvalho dos séculos XVI e XVII como base para estabelecer uma cronologia para Portugal in Actas do seminário Internacional "Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes". Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 179-189

FRANCO, Padre António - Évora Ilustrada, extraída da obra do mesmo nome do P.e Manuel Fialho. Prefácio e índices de Armando de Gusmão. Évora: Edições Nazareth, 1945, pág. 351

MATOS, Emília e Vítor Serrão - "A prática de atelier na pintura portuguesa da primeira metade do século XVI" in Actas do Seminário Internacional "Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregário Lopes ". Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 39-44

MENDONÇA, Maria Manuela de - Gregório Lopes e o MUSIS 2007 in "Seminário Internacional. Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes". Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12-02-1999, pág. 201209

RIBEIRO, Isabel e Ulderico Santamaria - ""Apresentação do Menino no Templo" e Retábulo de Valverde-Évora, estudo técnico-científico in Seminário Internacional "Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes. Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 219-223

SANTOS, LUIS REIS - "Painéis dos Mestres de Ferreirim de Igrejas e Conventos de Évora" in A Cidade de Évora, vol. VII, nº21-22,. Évora: Comissão Municipal de Turismo de Évora, Jan-Jun. 1950, pág. 20

SERRÃO, Vítor - "As Tábuas do Santuário do Bom Jesus de Valverde: uma encomenda de D. Henrique ao Pintor Gregório Lopes" in Actas do Seminário Internacional Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes. Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 47-79

SILVEIRA, Cândida e R Leite - "A Pintura de Gregório Lopes - alguns dados técnicos e de estado de conservação" in Seminário Internacional "Estudo da Pintura Portuguesa. Oficina de Gregório Lopes". Lisboa: Instituto José de Figueiredo, 11-12/02/1999, pág. 229-232

 
     
     
   
     
     
     
 
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