MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
94
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Sereia
Título:
Sereia
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1938 d.C. - 1940 d.C.
Matéria:
Gesso
Técnica:
Escultura de vulto jacente
Dimensões (cm):
largura: 53; espessura: 45; comprimento: 155;
Descrição:
Figura híbrida, com membros superiores de mulher e membros inferiores de peixe. A figura está deitada de barriga para cima. Os braços estão estendidos para cima, o direito repousa à volta cabeça enquanto o esquerdo se eleva ao nível do queixo. Tem longos cabelos ondulados. A parte inferior é constituída por duas caudas. A cauda esquerda contorce-se para cima da direita. Toda a figura assenta em pequena base retangular.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
Origem / Historial:
Talvez tenha sido o molde inicial que serviu para a realização de uma série de pelo menos doze peças em terracota, entre 1938 e 1940. Em Junho de 2001 após investigação do Museu da Guarda no Arquivo da Câmara Municipal da Guarda foi encontrada uma carta datada de 7 de Março de 1941, dirigida ao Dr. José de Almeida e assinada por Maria Eduarda Lapa. Foi através da intervenção desta última, Eduarda Lapa, que as esculturas de Canto da Maia e de Anjos Teixeira foram incorporadas no acervo do Museu. (Existe cópia da carta em cada um dos processos individuais). "Canto da Maya, escultor português com aprendizagem parisiense, realizou duas estátuas de Sereia, diferentes na pose e na atitude. Uma deitada, em atitude de lascivo abandono, e executada quando o escultor residia ainda em França, foi apreciada pelo público lisboeta na 35ª Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1938. A versão em gesso patinado, que serviu talvez de molde para uma série de peças em terracota, faz hoje parte do acervo do Museu da Guarda", in "A Arte e o Mar" Cristina Azevedo Tavares, Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1988.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica