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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1550
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Nascimento de São João Baptista
Autor:
Contreiras, Diogo (actividade conhecida 1521- 1561)
Datação:
1552 d.C. - 1554 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 124; largura: 95,5;
Descrição:
Neste painel estão represenatdas duas das cenas da vida de São João Baptista: na cena pirincipal o "Nascimento de São João Baptista", representado num interior e, numa cena secundária, visível através de uma janela que se abre do lado direito da pintura, a "Degolação de São João Baptista". Na cena principal vemos Santa Isabel, deitada num leito disposto na diagonal e coberto por um pano de um intenso vermelho, que se inclina para Zacarias, sentado do seu lado esquerdo. Aos pés da cama, uma jovem mulher segura João recém nascido no colo, e junto de Santa Isabel uma outra jovem parece oferecer-lhe alguns alimentos. Segundo Joaquim Oliveira Caetano (Caetano, 1988-1993) o painel "tem algum interesse na composição, com a colocação do leito em diagonal e a figura escorçada de Santa Isabel repousando sobre largos panos vermelhos. A sublinhar esta linha fundamental da composição define-se à esquerda a massa triangular de Zacarias, numa torção algo excessiva e de resultado duvidoso, e à direita a linha que relaciona as duas mulheres que acalentam a velha mãe e a criança recém nascida e, finalmente a linha de abertura da janel deixando ver a cena secundária complementar". Nesta, um pequeno grupo, colocado por cima de um portal de linhas direitas e sem decoração, assiste à cena da degolação. Em termos de desenho o mesmo autor realça os rostos ovalados das jovens mulheres e as faces angulosas da anciã. Em termos de cor, define aqui o aspecto mais interessante do quadro "o seu vermelho forte e vibrante, com que cria uma mancha de cor no centro do painel, os brancos com que realça certos pontos importantes dos quadros, como os rostos, os amarelos pálidos, como o que utiliza nas vestes da figura em primeiro plano ou no turbante de Zacarias, os verdes e os azúis acinzentados do reposteiro enrolado no cimo da composição e nos panejamentos de Santa Isabel e de Zacarias." (Caetano, op. cit.)
Incorporação:
Outro - Depósito pelo Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Inicialmente atribuida a Gregório Lopes, Martin Soria (Soria, 1957) atribui a autoria desta obra ao chamado "Mestre de São Quintino" que teria sido discípulo do primeiro. Mais Tarde, J.O.C. irá identificar o Mestre de São Quintino como Diogo de Contreiras, pintor que terá trabalhado para o Convento de São Bento de Cástris, do qual a pintura é proveniente (Caetano, 1988-1993; 1993). Após a extinção do convento, a pintura terá dado entrado no Museu Nacional de Arte Antiga que a virá a ceder ao Museu de Évora, a título de depósito em Maio de 1965.
 
     
     
   
     
     
     
 
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