MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 4462
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Efebo
Datação:
I d.C. - II d.C. - Romano
Matéria:
Bronze.
Técnica:
Fundição
Dimensões (cm):
altura: 72;
Descrição:
Escultura em bronze representando um jovem nu, com os braços abertos. Cabeça levantada, olhando para cima. Os cabelos caem em caracois largos, presos por uma fita atada em cima, de maneira a deixar um canudo de cabelo na testa.
Incorporação:
Despacho do Secretário de Estado da Cultura
Proveniência:
Herdade da Oliveirinha.
Origem / Historial:
Peça encontrada em 1976, durante trabalhos agrícolas, pelos trabalhadores da Cooperativa Unidade dos Trabalhadores de S. Mansos. Por despacho do Secretário de Estado da Cultura, a peça passa para a guarda do IPPAR, ficando exposta no Museu de Évora. Foi feita uma réplica em poliester para ser entregue à mencionada cooperativa onde foi encontrada. Provavelmente pertenceria a uma villa rural. Representa, talvez, um atleta recebendo os aplausos (posição da cabeça e dos braços). * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 seguido da Declaração de rectificação nº 62/2006 de 15 de Setembro de 2006.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica