MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 601
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Arca
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1501 d.C. - 1600 d.C. - XVI
Matéria:
Ferro; madeira
Técnica:
Laminado; forjado; recortado; martelado
Dimensões (cm):
altura: 46; largura: 49; comprimento: 85;
Descrição:
Arca de forma paralelipipédica, conformada em duplo cubo, de chapa de ferro forrada por pranchetas entrecruzadas e rebitadas ao casco da chapa, as pranchetas das arestas formam cantoneiras e reforços de vergalhão na orla da caixa e interior. Pode fechar-se por triplo dispositivo: com as linguetas bloqueando o tampo ao salientar-se da grelha recortada que cobre o mecamismo comandado pela chave vertical superior; com a fechadura da frente; por meio de dois aloquetes que prendem em olhais do tampo, as presilhas móveis, pendentes da face frontal. Completam esta ferragem: uma espera para aguentar a tampa aberta, forjada em espiral; duas fortes asas forjadas com traço recto e topos curvos, batentes e olhais fortes; como elementos decorativos importantes temos o fecho da fechadura da frente recortado e martelado, reproduzindo ramagens enroladas nitidamente seiscentistas assim como os vestigios de pintura policroma (Ferrão 1990).
Incorporação:
Transferência - Provavelmente da Sé de Évora
Origem / Historial:
Segundo a tradição a arca tem como proveniencia a Sé de Évora. No que diz respeito à época, FERRÃO 1990 faz referência ao facto de ESPANCA 1964, atribuir a arca ao do séc XV e posteriormente a classifiaca do séc XVI, classificação esta que ele considera correcta, tendo como referência uma arca forte do Museu de Santa Cruz em Toledo embora o espelho da fechadura da frente sejam seiscentistas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica