MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1737
Supercategory:
Arte
Name:
Santíssima Trindade
Authors:
Mestre Pero
Desconhecido
Production Place:
Portugal, (Évora?)
Workshop:
Mestre Pêro
Date / Period:
XIV A.D - XV A.D
Material:
Pedra de Ançã
Technique:
Pedra esculpida e policromada
Measurments (cm):
height: 138; width: 42; thickness: 33;
Description:
Imagem representando a Santíssima Trindade, com Deus pai, sentado, de cabelos compridos, nariz afilado, barba dividida ao meio sobre o queixo, em dois longos anéis. As vestes marcam os joelhos, em grandes pregas, e deixam entrever os dedos do pé direito. Com as mãos ergue o Cristo Crucificado, já morto, com o tronco e a cabeça fletidos para frente, as pernas voltadas para a esquerda e os pés sobrepostos. Na parte superior da cruz pousa a pomba do Espírito Santo. "Deus Pai sentado, segurando o crucifixo com o Filho morto e a pomba do espirito santo. A figura de Deus pai é algo rígida e solene, lembrando pela frontalidade e hieratismo, certas figurações de Cristo em Magestade dos timpanos românicos. Esta rigides é, no entanto, compensada pelo tratamento bastante livre dos panejamentos."(Arte Portuguesa,Vol. 4, p. 25)
Incorporation:
Transferência - Convento de São Domingos (Camara Municipal de Evora)
Provenance:
Convento de São Domingos.
Origin / History:
Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, e a consequente demolição do Convento de São Domingos de Évora, esta imagem foi transferida para o Convento dos Remédios, pertencente a Camara Municipal de Evora, e deste último para o Museu de Évora. A iconografia da Santissima Trindade, com Deus Pai sentado no trono a sustentar o Cristo morto com a pomba do Espirito Santo é muito semelhante à triologia da Trindade difundida em Portugal na Idade Média. Porém, o alongamento das proporções, a frontalidade e a estaticidade da composição transmitem a memória do Cristo Pantocrator, dominante nos ciclos narrativos dos tímpanos e portais romanos. À sua figura aparentemente estática e insensível contrapõem-se a sua postura majestosa, cabeça alta e livre e a sensibilidade demonstrada pela posição das vestes. Em contraste com a figura rigida do Pai, o Filho tem o corpo levemente curvado, que representa a posição natural do corpo sacrificado e abandonado na hora da morte.

Type

Description

Image

image

Imagem

Número de inventário: INF 19608 Autor: José Pessoa Localização: DDF

image

image

Imagem

Número de inventário: P/B-1737 Autor: Localização: Museu de Évora

image
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits