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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1737
Supercategory:
Arte
Name:
Santíssima Trindade
Authors:
Mestre Pero
Desconhecido
Production Place:
Portugal, (Évora?)
Workshop:
Mestre Pêro
Date / Period:
XIV A.D - XV A.D
Material:
Pedra de Ançã
Technique:
Pedra esculpida e policromada
Measurments (cm):
height: 138; width: 42; thickness: 33;
Description:
Imagem representando a Santíssima Trindade, com Deus pai, sentado, de cabelos compridos, nariz afilado, barba dividida ao meio sobre o queixo, em dois longos anéis. As vestes marcam os joelhos, em grandes pregas, e deixam entrever os dedos do pé direito. Com as mãos ergue o Cristo Crucificado, já morto, com o tronco e a cabeça fletidos para frente, as pernas voltadas para a esquerda e os pés sobrepostos. Na parte superior da cruz pousa a pomba do Espírito Santo. "Deus Pai sentado, segurando o crucifixo com o Filho morto e a pomba do espirito santo. A figura de Deus pai é algo rígida e solene, lembrando pela frontalidade e hieratismo, certas figurações de Cristo em Magestade dos timpanos românicos. Esta rigides é, no entanto, compensada pelo tratamento bastante livre dos panejamentos."(Arte Portuguesa,Vol. 4, p. 25)
Incorporation:
Transferência - Convento de São Domingos (Camara Municipal de Evora)
Provenance:
Convento de São Domingos.
Origin / History:
Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, e a consequente demolição do Convento de São Domingos de Évora, esta imagem foi transferida para o Convento dos Remédios, pertencente a Camara Municipal de Evora, e deste último para o Museu de Évora. A iconografia da Santissima Trindade, com Deus Pai sentado no trono a sustentar o Cristo morto com a pomba do Espirito Santo é muito semelhante à triologia da Trindade difundida em Portugal na Idade Média. Porém, o alongamento das proporções, a frontalidade e a estaticidade da composição transmitem a memória do Cristo Pantocrator, dominante nos ciclos narrativos dos tímpanos e portais romanos. À sua figura aparentemente estática e insensível contrapõem-se a sua postura majestosa, cabeça alta e livre e a sensibilidade demonstrada pela posição das vestes. Em contraste com a figura rigida do Pai, o Filho tem o corpo levemente curvado, que representa a posição natural do corpo sacrificado e abandonado na hora da morte.

Bibliography

Ai Confini della Terra, Scultura e Arte in Portugallo 1300-1500. Milão: Electa, 2000, pág. 118

RODRIGUES, Dalila; Goulão, Maria J. - Arte Portuguesa. Lisboa: Tipografia Teres, 2009, pág. Vol. 4, p. 25

 
     
     
   
     
     
     
 
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