MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1769
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Túmulo de D. Álvaro da Costa, armeiro-mor (m. 1535)
Local de Execução:
Portugal; Évora
Oficina / Fabricante:
Nicolau de Chanterene
Datação:
1535 d.C.
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 550; largura: 370;
Descrição:
Grande arcossólio delimitado lateralmente por duas pilastras caneladas, adornadas e encimadas por entablamentos e frontão triangular, tendo as bases salientes em relação à base da arca feral. O arco central é de volta perfeita e está assente sobre colunas estriadas e ornadas nos cantos entre as pilastras do arco e as pilastras exteriores. Nas cantoneiras estão dois óculos abertos com bustos, um masculino e outro feminino. No soco de base e no friso a decoração tem muitos elementos vegetalistas, sendo o perfil do arco feito com cabeças de anjos. Ao centro do friso está uma pequena cartela com data de 1535 e ao centro do frontão o brasão do tumulado.Na face lateral da funerária está a inscrição.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Proveniência:
Convento do Paraíso. Capela mor.
Origem / Historial:
Em ofício datado de 18 de Novembro de 1899, o Ministério da Fazenda autorizou a demolição do convento do Paraíso, iniciada no ano seguinte (Espanca, 1973:19). O túmulo-edícula de D. Álvaro da Costa, armeiro-mor de D. Manuel, situava-se no lado da Epístola da capela-mor da igreja do convento dominicano (Espanca, 1973:18) e passou a integrar a colecção de arqueologia da Biblioteca Pública de Évora no ano de 1902, conforme o documento do conservador António Francisco Barata, datado de 29 de janeiro desse mesmo ano (Biblioteca Pública de Évora, ofício 287), publicado por Túlio Espanca (1973: 20-21).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica