MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1774
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Título:
A Virgem e o Menino
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1540 d.C.
Matéria:
Mármore
Dimensões (cm):
altura: 86; largura: 60; espessura: 24;
Descrição:
A estrutura desta obra é composta por um único painel cortado em rectângulo, no qual a Virgem está esculpida em relevo muito alto, quase em vulto de três quartos, entronizada numa sédia trabalhada em relevo baixissimo. De base servem-lhe duas mísulas entre as quais está lançada a plantaforma. Delimitam o painel duas pilastras coroadas por capitéis "parajónicos", estas são decoradas com ornatos pendurados de frutas e panóplias dispostos simetricamente em cada um dos lados. Um tecto de dezoito caixotões com flores completa a edificação, rematado por uma vieira. Existem ainda uma série de pequenos elementos de decoração arquitectónica e o preciosismo do lavor: os balaústres de fuso simétrico a servirem de moldura inferior às mísulas, o próprio ornato de fitas penduradas das faces destas, os capitéis angulares sob o travejamento e as suas bases correspondentes sob a plataforma que se uniriam através de finos colunelos já desaparecidos, os dois pequeníssimos medalhões na cimalha que retratam em busto os mecenas, e as pequenas taças bolbosas no coroamento (Vilhena, 1998- 1999). A Virgem veste ao modo do século XVI: vasquinha larga sob uma espécie de mantão, corpete justo, peitilho refolhado, gorjal encanulado ao pescoço, de onde desce uma espécie de rosário com cruz pendente sob o peito; o seu olhar é de quem observa o que possuia na mão.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
Esta escultura de nome "A Virgem (e o Menino ?)" era originária do Palácio dos Condes de Sortelha, cedido a Bernardo de Matos que por sua morte a legou à Biblioteca Pública de Évora. Com a abertura a 1 de Março de 1915 do Museu de Évora esta obra foi para este transferida. Devido à falta de um elemento essencial na mão da mulher nesta obra representada e por esta para aí olhar fixamente existiram ao longo dos tempos discordâncias quanto à sua identidade. António Barata referiu que esta mulher podia ser Madalena que olharia para o cofre de suas joias antes da sua conversão; por sua vez Túlio Espanca afirmou que poderia ser a Virgem, faltando-lhe -segundo este autor- na mão o Menino Jesus.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

O Ciclo da Natividade

Évora, Museu de Évora

1999-12-29

2000-02-13

Ai Confini Della Terra, Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500

Palazzo dell'Arengo e Palazzo del Podestà, Rimini, Itália

2000-04-09

2000-09-03

Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624)

Museu do Artesanato, Évora

1998-07-24

1999-01-20

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica