MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1790
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Cenotáfio de D. Afonso de Portugal, Bispo de Évora (1485-1522)
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Évora
Datação:
1542 d.C.
Matéria:
Mármore, alabastro.
Dimensões (cm):
altura: 415; comprimento: 275;
Descrição:
Cenotáfio em mármore e alabasto de D. Afonso de Portugal, Bispo de Évora (1485-1522). O cenotáfio divide-se, em altura, em três corpos. O superior é constituído por um frontão triangular curvo, um friso intermédio e uma vieira invertida. No friso representa-se, dentro de uma coroa de louros, uma figura masculina, onde se tem pretendido ver a representação do fidalgo e Arcebispo de Évora. No nível intermédio há um grande nicho, hoje vazio, e onde se vê um manto ou lenço. Lateralmente há quatro pequenas edículas, duas de cada lado, sobrepostas, as quais faltam as imagens. A zona inferior é reservada para a inscrição, ladeada de duas mísulas com volumosos enrolamentos de acantos (Dias, 1987).
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * O cenotáfio foi realizado para panteão da casa dos Condes de Vimioso, erecto na igreja do convento de Nossa Senhora da Graça (Espanca, 1966).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica