MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de novembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
17199
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Armas
Denominação:
Lança
Datação:
IV a.C. - I a.C. - 2º Idade do Ferro
Matéria:
Ferro
Técnica:
Fundição
Dimensões (cm):
largura: 18,5; comprimento: 49 ;
Descrição:
Lança de ferro constituída por uma haste longa e fina de secção circular, rematada por uma pequena ponta de lança ou dardo. Por ter sido recolhida em contexto funerário, apresenta-se ritualmente torcida pelo fogo. O nome "soliferreum" vem do facto de não possuir encabamento em madeira.
Incorporação:
Outro - Intervenção arqueológica - campanha de Vergílio Correia
Proveniência:
Olival do Senhor dos Mártires.
Origem / Historial:
O cemitério pré-romano do Senhor dos Mártires foi casualmente descoberto em 1874 e depois nos anos 20 do século XX escavado por Virgílio Correia. As formas de enterramento por ele observadas distingue quatro tipos diferentes: em urna cinerária de cerâmica coberta por uma espécie de prato em tronco de cone; em urna cinerária de gola curta e estreita coberta por uma laje de xisto ou por uma tampa de cerâmica de covo semiesférico e abas direitas, colocada sobre a rocha do fundo em cavidades ovais ou elípticas; constituído por uma aglomeraçáo de cinzas e ossos assentado directamente sobre a rocha do fundo ou na terra; constituído por uma escavação rectangular aberta na rocha do fundo no interior da qual se encontra recortada uma outra, mais pequena, do mesmo formato, contendo cinzas, fragmentos ósseos, armas, jóias e vasinhos rituais. Posteriores trabalhos de Cavaleiro Paixão nos anos 60 não permitiram referenciar um número e uma variedade de enterramentos intactos que permitisse confirmar integralmente a tipologia apresentada por Correia, tendo sido escavado um conjunto de vinte e sete sepulturas de incineração. (Ficha do Portal do Arqueólogo)

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 17199 Autor: Localização:

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica