MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 16 de setembro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 6316
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Placa funerária de Décumo
Datação:
I d.C. - Época Romana
Matéria:
Calcário
Dimensões (cm):
altura: -;
Descrição:
Placa funerária de forma rectangular, de calcário, com inscrição dentro de uma moldura que abrange toda a peça, de tipo gola directa com ranhura exterior. O campo epigráfico apresenta-se rebaixado em relação à moldura. A paginação é cuidada, segundo um eixo de simetria, estando em módulo maior a idêntificação do defunto (linhas 1 e 2). A pontuação é feita por meio de folhas de hera e pontos triângulares. Inscrição: (hedera) DECVMVS (hedera) / (hedera) PLACENTIAE . / . FILIVS (hedera ?) ANN(orum) . XII (duodecim) . /. H(ic).S(itus).E(st).S(it)T(ibi).T(erra).L(evis). / PLACENTIA.ET.IVLIA / .FILIO. . F(aciendum). C(uraverunt) (hedera) Tradução: Aqui jaz Décumo, filho de Placência, de 12 anos. Que a terra te seja leve. Placência e Julia mandaram fazer ao filho. (segundo Encarnação, 1982)
Incorporação:
Doação - De Severino Lopes Marques
Proveniência:
Aldeias
Origem / Historial:
Esta peça foi oferecida e Leite de Vasconcelos pelo Sr. Severino Lopes Marques, de Abrantes, na altura aluno de medicina em Lisboa. Conjuntamente com esta peça ofereceu outra apararecida no mesmo lugar, que não foi possivel identificar.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica