MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 20, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Évora
Inventory number:
ME 1429
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Natureza Morta com Cardo e Marmelo e Laranja
Author:
Ayala, Josefa de, (Sevilha, 1630 - Óbidos, 1684)
Date / Period:
1650 A.D - 1684 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Òleo
Measurments (cm):
height: 44,6; width: 56,3;
Description:
Sobre um fundo quase negro, sobre um estrado, dispõem-se em forma de pirâmide um aipo sobre um prato, enquadrado à esquerda por uma laranja e à direita por uma metade do mesmo fruto.. Sobre o cardo, suspende-se um marmelo. A composição é sombria, em tons de cinzento, branco e creme, com algumas notas de cor, como o laranja das laranjas e o amarelo do marmelo.
Incorporation:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origin / History:
A pintura pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, a qual esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora. A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. é transferida para o Museu de Évora, onde a pintura se encontra actualmente. Quanto à sua autoria, a pintura foi originalmente atribuida a Josefa de Ayalla, atribuição aceite por Paul Guinard (Guinard, 1967). No entanto, Luis de Moura Sobral (Sobral, 1982) revê esta atribuição e, perante a erudição da tela, propõe como autor da obra um pintor do círculo de J. Sanchez Cotán. Esta atribuição é aceite por Vítor Serrão (Serrão, 1991) no entanto, Joaquim de Oliveira Caetano no catálogo da exposição "A Natureza Morta nas Colecções Alentejanas" vai levantar de novo a questão fazendo notar "a presença dos motivos desta pintura noutro quadro de Josefa de Óbidos, a Natureza Morta com cardo, melão, cenouras e prato com frutas, de colecçãp particular (nº43 da exposição de 1991), onde aparecem a meia laranja, o marmelo eo prato com o cardo, exactamente iguais ao quadro de Évora, quer no tratamento quer na iluminação, o que obrigará a rever mais atentamente o problema da atribuição, quer de uma quer de outra pintura, pois as duas parecem-nos ligadas." (1999, p.28)

Title

Local

Begin Date

End Date

Catalog Number

A Natureza Morta nas Colecções Alentejanas

Museu de Évora, Évora

1999/05

1999/06

Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco

Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda - Galeria de D. Luís

1991

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits