MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1126
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Agnus Dei
Autor:
Ayala, Josefa de, (Sevilha, 1630 - Óbidos, 1684)
Datação:
1660 d.C. - 1670 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 87; comprimento: 116;
Descrição:
O cordeiro é pintado de patas atadas, no momento que antecede a morte, deitado sobre uma mesa, rodeado de pétalas de flores, e envolvido por uma cartela, cingida de uma grinalda floral composta por jasmins, margaidas, malmequeres, rosas, espigas e uvas. Sob a mesa do sacrifício a legenda "OCCISUS AB ORIGINE MUNDI"
Incorporação:
Transferência - Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, arcebispo de Évora. Esta colecção esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora, a qual, a 1 de Março de 1915, é transferida para o Museu de Évora. No inventário da colecção da B.P.E. realizado por António Francisco Barata em 1890 a pintura aparece com o número 66.

Bibliografia

Catálogo da Exposição "A Natureza Morta nas Colecções Alentejanas". Évora: Museu de Évora, 1999, pág. -

Catálogo da Exposição "Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco". Lisboa: IPPC, 1991, pág. -

Catálogo da Exposição "Rosso e Oro - tesori d'arte del barroco portoghese. Milão: Electa, 2002, pág. 86-87

Catálogo da Exposição "The Sacred and the Profane: Josefa de Óbidos of Portugal". Washington: The National Museumm of Women in Arts, 1997, pág. -

CATURLA, Maria Luisa - "Josefa e Zurbarán" In Memoriam de João Couto. Lisboa: 1971, pág. -

ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949, pág. -

ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966, pág. -

HATHERLY, ANA - "As Misteriosas Portas da Ilusão. A propósito do Imaginário Piedoso em Sóror Maria do Céu e Josefa de Óbidos" in Catálogo da Exposição "Josefa de óbidos e o Tempo Barroco". Lisboa: IPPC, 1991, pág. -

HERNANDÉZ DIAZ,, José - Josefa de Ayala, pintora iberica del siglo XVII. Sevilha: 1967, pág. 51

PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903, pág. -

PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947, pág. -

SERRÃO, Vítor - in Rouge te Or. Trésors du Portugal Baroque. Paris: 2002, pág. 110-111

SOBRAL, Luis de Moura - "Natureza Morta" in Diccionário da Arte Barroca em Portugal (Dir. J.F.Pereira). Lisboa: Ed. Presença, 1989, pág. -

SOBRAL, Luís de Moura - Pintura Portuguesa do Século XVII - Histórias Lendas Narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004, pág. 108-109

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica