MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 19, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
1.TE.1.79.70
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Artefactos ideotécnicos
Name:
Placa de xisto
Cultural Group:
Megalitismo do Alto Alentejo
Date / Period:
Calcolítico
Material:
Xisto
Technique:
Talhe, polimento, decoração através de incisões
Measurments (cm):
width: 11,5; thickness: 1,3; length: 18,2;
Description:
Placa de xisto de contorno sub-rectangular, gravada nas duas faces, com um orifício para suspensão. No anverso a decoração organiza-se em duas áreas distintas, separadas por uma linha horizontal. A parte superior é composta, do lado direito do orifício, por quatro faixas perpendiculares preenchidas, alternadas por três faixas vazias; o lado esquerdo é composto por cinco faixas perpendiculares preenchidas, alternadas por quatro vazias. As duas zonas são entermeadas por duas faixas perpendiculares preenchidas, e um triângulo vazio invertido. A parte inferior é decorada por oito fiadas de zigue-zagues preenchidos, alternados por oito fiadas de zigue-zagues vazios. As pontas destes motivos são atravessados por três linhas verticais: uma do lado direito, outra ao centro, e outra do lado esquerdo. O verso tem apenas um tipo de decoração: linhas verticais e horizontais a formar quadrados ou rectângulos, que na parte inferior se encontram preenchidos.
Incorporation:
Legado - Escavações do MNA em cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian
Provenance:
Tholos do Escoural. Localizada a meio da encosta de ujm outeiro a cerca de 200m WSW da Gruta da Herdade da Sala.
Origin / History:
Peça proveniente do Tholos do Escoural, das escavações arqueológicas realizadas no âmbito da actividade arqueológica do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian. Esta escavação não teria sido possível sem a ajuda e as facilidades concedidas pelo proprietário da Herdade da Sala, o Comandante Queimado de Sousa (OAP, s.III, vol.3, 1969).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits