MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, March 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arqueologia
Inventory number:
2003.91.2
Supercategory:
Arqueologia
Category:
Adereços (e objectos de adorno)
Name:
Colar de contas de pasta vítrea
Cultural Group:
A 1ª Idade do Ferro - As Necrópoles
Date / Period:
1ª Idade do Ferro
Material:
Pasta vítrea
Measurments (cm):
length: 15,4;
Description:
Colar com vinte e cinco contas de pasta vítrea, perfuradas, azuis turquesas, oculadas a branco e azul escuro. Apresentam forma esférica de diferentes tamanhos.
Incorporation:
Outro - Mandato legal. Escavações arqueológicas de Caetano de Mello Beirão
Provenance:
Fonte Santa
Origin / History:
Em 1972, informações de trabalhadores rurais e intensos trabalhos de prospecção, conduziram o Dr.º Caetano de Mello Beirão à descoberta de várias estações arqueológicas na zona de Ourique, de onde se destaca a Necrópole da Fonte Santa. Esta era uma estação condenada a desaparecer debaixo da albufeira da barragem do Monte da Rocha, sob cujas águas se encontra hoje. Conduzido pelo Sr. M. Joaquim Tomé, antigo proprietário destes terrenos e que durante muito tempo os cultivou, identificou-se uma Necrópole da 1ª Idade do Ferro. A Fonte Santa localiza-se entre o Monte Ruivo e o Monte dos Espinhos e deve o seu nome a uma antiga fonte aí existente. O espólio funerário da necrópole, em parte violado por caçadores de tesouros, é caracteristica da 1ª Idade do Ferro, sobretudo as contas, urnas e peças zoomórficas, que resultaram de estímulos externos. Encontraram-se ao todo 17 sepulturas, de planta rectangular formadas por uma parede exterior feita por várias filas de pedras alinhadas e sobrepostas, sendo o seu espaço interior preenchido por um amontoado de pedras. Praticou-se plenamente um ritual de incineração, recolhendo-se os fragmentos ósseos em urnas. Em 3 de Abril de 1973, por despacho do Director Geral dos Assuntos Culturais deram entrada no Museu, a título de depósito, as peças desta escavação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits