MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 590
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Pomba entre Flores
Datação:
XIX d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 73; largura: 59;
Descrição:
Sobre um fundo azul, um ninho formado por troncos de pereira floridos e algumas outras flores, no centro do qual está deitada uma pomba. Pintado com pinceladas curtas e algum empastamento da tinta de forma a dar a noção da delicadeza das flores e da textura dos ramos floridos. A moldura do quadro é dourada sem qaualquer decoração; na parte inferior, ao centro, uma chapa dourada com o número 37, que corresponde ao número de inventário da peça na colecção Barahona.
Incorporação:
Legado - Francisco Barahona
Origem / Historial:
Inicialmente a pintura fazia parte da colecção do Dr. Francisco Barahona, na qual tinha o número de inventário 37, e que a deixa em legado ao Museu de Évora em 1918, juntamente com um conjunto de outras pinturas e esculturas. Tendo ficado ao cuidado de um familiar do legatário, Miguel José de Matos Fernandes, até 5 de Maio de 1923, data em que foi definitivamente incorporada na colecção do Museu de Évora. De 14 de Março de 1969 até 1999, foi cedida a título precário ao Governo Civil de Évora.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica