MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 585
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Atelier de Costura
Autor:
Garcia y Hispaleto, Manuel
Datação:
XIX d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 62; largura: 76;
Descrição:
Cena de interior que recria um atelier de costura em plena actividade. Do lado esquerdo encontra-se um grupo de mulheres que, sentadas em volta de uma mesa, se encontram a trabalhar ou, numa pausa do trabalho, conversam entre si. Ao centro, uma outra costureira prove um vestido a uma cliente. Em frente desta, duas crianças sentadas a uma mesa, entretêm-se a ver um papel, talvez enquanto esperam pela senhora que prova o vestido. Sobre as mesas e pendurados nas paredes espalham-se tecidos e, caídos no chão, restos de tecido. Ao fundo uma porta tapada por um cortinado estampado que se encontra entraberto e, sobre esta, um relógio de parede. Do lado direito, a enfeitar a parede um quadro com duas estampas com fuguras femininas. Do tecto pende um vaso profusamente enfeitado de pequenas flores. Do lado esquerdo, uma janela aberta, deixa entrar a luz que ilumina toda a cena. A moldura é dourada, com uma decoração profusa. Na parte inferior, ao centro, encontra-se uma pequena tabela dourada com o número 47, que estará relacionado com a sua identificação dentro da colecção Barahona a que pertencia (ver Origem)
Incorporação:
Legado - Legado Barahona
Origem / Historial:
A pintura foi legada em testamento à Biblioteca Pública de Évora, juntamente com um conjunto de outras peças de pintura e escultura, pelo Dr. Francidsco Eduardo Barahona, proprietário eborense que faleceu a 25 de Janeiro de 1905. Tendo ficado entregue à guarda de um familiar do doador, Miguel José de Matos Fernandes, apenas a 25 de Maio de 1923 o Legado Barahona dá entrada no Museu de Évora, instituição para a qual, entretanto, tinha sido transferida a colecção da B.P.E.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica