MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 19 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 524
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Natureza Morta com Utensílios de Cozinha
Autor:
Queirós, José (n.1856, f. 1920)
Datação:
1887 d.C. - Obra datada
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 78; largura: 120;
Descrição:
A composição desenvolve-se na diagonal, num sentido ascendente, da esquerda para a direita e nela encontramos alguns utensílios de cozinha e legumes.Assim, no canto inferior esquerdo, uma couve, depois uma taça de barro e uma tacho de maiores dimensões voltado com a boca para baixo, sobre o qual está deitado um jarro de louça vidrada, de um verde escuro. Por detrás encontramos um tacho de cobre de uma só asa e uma panela de latão com tampa. Ao lado do tacho de barro, um molho de cebolas e por detrás destas um grande tacho de cobre amarelo que constitui o grande ponto de luz da pintura. Esta composição termina com um jarro de louça, bastante escuro. Estes elementos estão pintados sobre uma superície de um castanho claro e o fundo da pintura é bastante escuro. No verso, sobre a trave superior da grade, a lápis, a seguinte inscrição: "Este quadro foi quase todo pintado por Malhôa"
Incorporação:
Legado - Legado Barahona
Origem / Historial:
O quadro pertenceu à colecção de Francisco Barahona, proprietário eborense, que após a sua morte legou um conjunto de obras de arte ao Museu de Évora. Tendo ficado sob guarda de um seu familiar, Miguel José de Matos Fernandes, desde 1918, a 5 de Maio de 1923 as peças dão entrada definitiva no museu . A 7 de Dezembro de 1977 a pintura é cedida a título precário à Messe dos Oficiais de Évora (cedência autorizada por despacho de 28 de Novembro de 1977), onde permanece até 1999 ano em que regressa ao Museu de Évora para figurar na exposição "A Natureza Morta nas Colecções Alentejanas"
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: IFN 19340 Autor: Localização:

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica