MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 982
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Botão
Datação:
Idade do Ferro Antigo
Matéria:
Ouro.
Técnica:
Laminado por martelagem.
Dimensões (cm):
diâmetro: 2,4;
Descrição:
Botão circular recortado sobre lâmina aplicada sobre suporte. Apresenta decoração geométrica repuxada de círculos concêntricos definidos, do exterior para o centro, por duas estrias intercaladas por um friso de pérolas, seguidas de duas linhas de pérolas intercaladas por outra linha de minúsculos círculos de novo uma estria e uma linha de pérolas. Ao centro, um arame soldado limita uma zona livre de decoração que serviria de alvéolo para aplicação de pedra ou matéria vítrea. No reverso, o rebordo da lâmina é rebatido sobre o suporte, circular e laminiforme (de que subsiste um fragmento semicircular) com um pé central em argola.
Incorporação:
Outro - Depósito de Caetano de Melo Beirão em 1973
Proveniência:
Fonte Santa
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Peça proveniente da Necrópole de Fonte Santa escavada por Caetano Beirão em 1972-73. O local foi entretanto inundado pelas águas da albufeira da Barragem de Monte da Rocha, em Ourique. Em 3 de Abril de 1973, por despacho do Director Geral dos Assuntos Culturais deram entrada no Museu, a título de depósito, as peças desta escavação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica