MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 231
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Título:
Anunciação
Autor:
Niculoso, Francisco (actividade conhecida 1503 - 1526)
Local de Execução:
Espanha
Centro de Fabrico:
Sevilha
Datação:
1501 d.C. - 1525 d.C.
Matéria:
Barro vidrado
Técnica:
Majólica
Dimensões (cm):
altura: 54,8 (painel); 18,1 (unidade); largura: 36,2 (painel); 18 (unidade); espessura: 3;
Descrição:
Painel com seis placas cerâmicas, realizadas na técnica de majólica, representando a Anunciação. No centro, a Virgem Maria postada sob um dossel com panos bordados, abre um livro sobre a mesa, e o anjo Gabriel, com um bastão, aponta para a flâmula. O Espírito Santo aparece em forma de pomba, entre raios de luz. Ao fundo, uma loggia permite observar a paisagem exterior. A cena é enquadrada por um conjunto arquitectónico profusamente decorado com grotescos de inspiração renascentista, enquanto o tema central denota a influência das gravuras flamengas.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * O painel estava aplicado no claustro do Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, de onde foi retirado para figurar na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, realizada em 1882 (Sala L, n.º 172). É mencionado no Catálogo do Museu Arqueológico da Cidade de Évora com o n.º 164 (Barata 1903: 65). Segundo Fátima Loureiro (1991: 140), Niculoso inspirou-se, para a composição desse painel, numa das gravuras de um livro de Horas editado em Paris, por Thielman Kerver.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica